Faesc apoia medidas para fortalecer cadeia do leite
Cadeia produtiva do leite foi impactada em 2023 por seca, enchente e importação sem controle
José Zeferino Pedrozo, presidente da Faesc
Os transtornos que a cadeia produtiva do leite tem enfrentado – estiagens, enchentes e excesso de importação – recomendam a formulação de uma nova política pública para o desenvolvimento do setor na avaliação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo.
O dirigente aponta que a excessiva importação de leite iniciada no primeiro semestre do ano passado achatou a remuneração do produtor nacional, impactando negativamente a competividade do pequeno e médio produtor de leite. As importações brasileiras de lácteos da Argentina e do Uruguai, em 2023, praticamente dobraram.
O presidente observa que grande parte dos produtores rurais atua na área de lácteos e que a crise no setor derruba a renda das famílias rurais. A forte presença de leite importado no mercado brasileiro provocou queda geral de preços, anulando a rentabilidade dos criadores de gado leiteiro.
Pedrozo defende um debate do setor produtivo com o Ministério da Agricultura e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar para a definição de medidas de fortalecimento da pecuária leiteira no País com foco no aumento da produção, no fortalecimento do pequeno e do médio produtor de leite. Dessa forma será possível estimular, simultaneamente, a produção e o consumo, abrangendo a redução da tributação, combate às fraudes, criação de mercado futuro para as principais commodities lácteas, manutenção de medidas antidumping e consolidação da tarifa externa comum em 35% para leite em pó e queijo, além da utilização de leite e derivados de origem nacional em programas sociais.
O sindicalista reconhece que o governo vem adotando, desde o ano passado, medidas para mitigar os efeitos do aumento das importações de lácteos de países do Mercosul, como Uruguai e Argentina. Neste mês, inclusive, entrará em vigor a norma tributária que impede incentivos no âmbito do Programa Mais Leite Saudável, do Ministério da Agricultura, para indústrias que compram produtos estrangeiros. “Embora bem-intencionadas, as medidas são insuficientes”, avalia.
Pedrozo alerta que a crise na cadeia do leite afeta diretamente a agricultura familiar, levando milhares de produtores a abandonar a atividade, que já registra forte concentração da produção em Santa Catarina. “Talvez uma das soluções seja regular a importação, criando gatilhos e barreiras para que seu exagero não destrua as cadeias produtivas organizadas existentes”, sugere.
José Zeferino Pedrozo assegurou que os Sindicatos Rurais catarinenses estão dispostos a colaborar com ações e programas voltados para apoio, desenvolvimento e fortalecimento do setor de lácteos.
A crise na cadeia do leite afeta diretamente a agricultura familiar, levando milhares de produtores a abandonar a atividade (FOTO: CNA)
Veja também
Mercoagro 2020 e Sihrbasc reforçam parceria e ampliam oferta de serviços28/Fev/202028/02/20há 5 anos Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 202028/02/2020A Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro) gera crescimento do setor da proteína animal ao difundir tecnologias e conhecimentos e gerar a aproximação entre fornecedores e consumidores. Também desenvolve a economia de Chapecó (SC), município que sedia a feira desde 1996, fomentando negócios que......
Selo Ouro de referência em atendimento é entregue à Sala do Empreendedor de Guaraciaba 21/Mar/202421/03/24há 1 ano e 7 meses Quinta-feira, 21 de Março de 202421/03/2024A Prefeitura de Guaraciaba recebeu com muita alegria, nesta semana, um reconhecimento do Sebrae/SC pelos serviços ofertados à população através da Sala do Empreendedor, o Selo Ouro Sebrae de Referência em Atendimento......
11º SBSBL debate alta tecnologia na criação de gado jovem04/Nov/202204/11/22há 3 anos Sexta-feira, 04 de Novembro de 202204/11/2022Médico veterinário Airton Vanderlinde abordará o assunto no dia 9 de novembro, às 16h10. O Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite é promovido pelo Nucleovet e ocorrerá presencialmente, em Chapecó...