Postado em 01 de Outubro de 2021 às 15h50

Faculdade SENAI Chapecó classifica cinco projetos em desafios de inovação

Propostas foram selecionadas na etapa estadual do Inova SENAI e no Desafio SENAI de Projetos Integradores
 

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Desenvolver projetos de inovação por meio de competências alinhadas com as demandas da indústria é o objetivo do Inova SENAI e do Desafio SENAI de Projetos Integradores (DSPI). As competições reúnem soluções criadas por estudantes e docentes da instituição. Na etapa estadual, foram classificadas cinco propostas da Faculdade SENAI Chapecó: três do Inova e dois do DSPI.
            Os projetos da região Oeste foram desenvolvidos por estudantes e professores das graduações Tecnológica em Alimentos e Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A coordenadora da Faculdade de Tecnologia SENAI Chapecó, Josiane Betat, explica que algumas soluções são criadas com as indústrias parceiras, por meio de projetos integradores, e outras são oportunidades de mercado identificadas pelos alunos. “A inovação por meio de desenvolvimento de projetos constitui um conjunto de ações pedagógicas que dão significado para a metodologia de educação profissional. Os projetos aprovados receberão apoio para melhorar a proposta e concorrer na etapa nacional”, expõe.
projetos classificados NO INOVA:
Biopack: tem como objetivo desenvolver uma embalagem bioativa com adição de óleo essencial produzida pelo processo de eletrofiação. Essa embalagem contribuirá para o aumento da vida útil de produtos cárneos resfriados, mantendo suas características, além de diminuir a geração de resíduos sólidos e ser uma solução sustentável.
É Nossa “Impressão” ou o Jantar Está Pronto?: a proposta é desenvolver um bife formulado a partir de proteínas vegetais impresso em 3D. Além de agregar duas tecnologias em crescimento, o alimento poderá ser personalizado conforme a necessidade do consumidor, ou seja, com fonte de fibras, proteínas e vitaminas. A equipe do projeto é composta por alunos e professores das Faculdades SENAI de Chapecó e de Joinville.
Pipoca Drageada com Fibra de Mandioca: o projeto pipoca de micro-ondas drageada visa desenvolver um produto com a adição de fibra de mandioca e livre de gordura trans, tanto na versão doce quanto salgada. O principal benefício dessa pipoca é a sua qualidade nutricional aliado a um produto gostoso e prático.
proPOSTAS SELECIONADAS NO DSPI:
?            Horta 4.0: tem o intuito de otimizar o processo produtivo, melhorar a qualidade das hortaliças e possibilitar economia de recursos, além de possibilitar maior controle dos dados a qualquer momento e em qualquer lugar do planeta. A Horta 4.0 contempla o tripé da sustentabilidade (econômico, ambiental e social), a partir da implementação de ações como remoção de manipulação humana; realização e predição do uso de recursos, como água, energia, fertilizantes, através de indicadores de desempenho; e tomada de decisão estratégica e operacional em poucos toques, em qualquer lugar do planeta.
Pumpkin Vit - Snack Salgado a Partir da Semente da Abóbora Cabotiá: trata-se de um snack salgado produzido a partir da semente da abóbora cabotiá. Além de agregar valor a um subproduto, acrescentou-se propriedades nutricionais, tornando o produto fonte de fibras e vitaminas. Outra característica é o baixo teor de sódio. A intenção também é gerar valor para indústrias de produtos minimamente processados.

Veja também

Voltar para (Blog)