Postado em 28 de Dezembro de 2020 às 16h50

“Fábrica de Ideias” divulga os vencedores da primeira edição

A participação dos colaboradores da cooperativa médica tornou o projeto uma grande troca de ideias inovadoras

Estimular ações que promovam o bem-estar e a qualidade de vida são compromissos da Unimed Chapecó enquanto cooperativa de saúde. Não é à toa que a iniciativa selecionada na primeira edição do Projeto Fábrica de Ideias tem o cunho de incentivar a prática esportiva além, é claro, de proporcionar saúde e sustentabilidade ao meio-ambiente. O Projeto é promovido pelo setor de Ouvidoria da Unimed Chapecó e busca estimular ideias inovadoras que possam ser implantadas no dia a dia da empresa. Todo colaborador com contrato ativo pode participar com o envio de ideias.
“O projeto visa estimular os colaboradores para que possam expressar novas ideias na criação e implementação de inovações, melhorias em processos, produtos, sistemas e infraestrutura, possibilitando também estreitar o relacionamento dos mesmos com a Ouvidoria, que está conduzindo todo o processo. Entendemos que neste momento, nada melhor do que iniciarmos uma régua de relacionamento – tem como objetivo melhorar a experiência do cliente com o serviço – com os nossos clientes internos, ou seja, com os nossos colegas, pois ao escutarem a palavra ouvidoria, muitos remetem à ideia de ‘problemas’, e é justamente isso que queremos desmistificar”, aponta a coordenadora da Ouvidoria, Hiana Melo.
Nesta primeira edição, excepcionalmente, houve um empate na escolha de duas ideias que foram as selecionadas pela comissão avaliadora. Foi a proposta das colaboradoras Madianita Crippa Skovronski Spies, do Núcleo de Segurança Assistencial e Qualidade em Saúde (NSA/NQS) e Roseli Wenzel, do setor de TI. Ambas propuseram a ideia de implantar um bicicletário para que os colaboradores tenham a possibilidade de ir de bicicleta até o trabalho e tenham um local seguro para deixá-las.
Madianita diz que a ideia surgiu a partir da prática de mountain bike (uma modalidade de ciclismo em terrenos montanhosos e acidentados) que realiza aos finais de semana. Vem pedalando há cerca de um ano e em um desses pedais teve a companhia de uma colega do Centro Cirúrgico, igualmente praticante do esporte. Na conversa a colega relatou que as vezes utilizava a bike como meio de transporte para se deslocar até o trabalho, deixando-a no estacionamento, porém sem muita segurança.
“Desde então também tive vontade de usar a bicicleta como meio de transporte para vir trabalhar, porém não teria onde deixá-la. A ideia vai além da economia de combustível, é um incentivo ao uso da bicicleta como um meio sustentável, já há muito tempo utilizado em países desenvolvidos por diversos benefícios à saúde e ao planeta”, relata.
A ideia de Roseli vai ao encontro da de Madianita. Ela, que é praticante por hobby, afirma que também não utiliza a bicicleta para se deslocar até o trabalho por não ter onde guardar com segurança. “Quando foi lançada a Fábrica de Ideias, vi a oportunidade de trazer essa necessidade. Percebo que é uma vontade de colegas de outros setores, que também gostariam de um bicicletário. Além disso, pensando que os clientes, possam usufruir”, afirma.
Primeiramente, serão instaladas dez estações no estacionamento direcionado aos colaboradores e cinco estações no subsolo do novo Hospital Unimed Chapecó direcionadas aos cooperados. Ainda há a possibilidade de expandir o projeto e implantar algumas vagas para os clientes da cooperativa. “Não descartamos a possibilidade. Primeiro vamos efetivar o piloto internamente para depois, talvez, expandir para o público externo”, pontua Hiana.
A segunda edição do Fábrica de Ideias já foi lançada. O colaborador com a ideia selecionada para ser implementada recebe prêmio no valor de R$ 100 (cem reais) como vale alimentação. O resultado deve ser divulgado até o dia 10 de janeiro.
Após a análise de cada ciclo, todos os participantes recebem retorno. Se a ideia tiver potencial, mas a comissão avaliadora entender que, para aquele momento não é viável, a ideia ficará em banco. Portanto, não necessariamente haverá ideias premiadas em todos os ciclos.
 

Veja também

Santa Catarina bate recordes na exportação de soja23/04/19 Santa Catarina amplia em 65% as exportações de soja no primeiro trimestre deste ano. O complexo soja está entre os principais produtos da pauta catarinense de exportações, com 396,3 mil toneladas embarcadas em 2019 e um......

Voltar para (Blog)