Postado em 10 de Dezembro de 2021 às 10h37

Extremo oeste catarinense inicia novo ciclo para tecnologia e inovação

Inauguração da sede administrativa do Citeosc representa um marco para o fomento do ecossistema de inovação da região

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -


Fomentar o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a tecnologia, promover eventos de conhecimento para alavancar os negócios e para capacitar os profissionais para atender o mercado, além de fortalecer esse ecossistema e ampliar a inserção da região extremo oeste no cenário estadual e nacional. Com esse propósito surgiu o Centro de Inovação e Tecnologia do Extremo Oeste de Santa Catarina (Citeosc), que teve nesta semana a sede administrativa inaugurada, em uma sala cedida pela Administração Municipal de São Miguel do Oeste, junto às dependências do CAIC. A solenidade foi prestigiada por lideranças municipais, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades parceiras, instituições e empresários.


A proposta, em desenvolvimento há cinco anos, busca o desenvolvimento da tecnologia na região e o fortalecimento das empresas desse setor por meio de eventos e capacitações. A intenção é torná-las cada vez mais competitivas para atender as demandas do mercado nacional e internacional, além de gerar mais empregos e rendas pelo segmento. O projeto surgiu a partir da iniciativa do Núcleo de Inovação e Tecnologia da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (Acismo) e se transformou em realidade a partir de 2015, quando foi presidido pelo empresário Miguel Bocalon. A atuação do Citeosc conta com apoio de empreendedores, universidades, órgão públicos e entidades como Sebrae/SC e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).


Para o presidente do Citeosc e empresário, Jungles Wegher, essa inauguração representa um marco para o fomento do ecossistema de inovação da região, o que possibilitará a captação de recursos por meio de projetos para viabilizar ações de desenvolvimento de ideias empreendedoras nas áreas da tecnologia e da inovação. “Com a sede administrativa damos início ao atendimento aos empresários do setor, bem como das iniciativas voltadas à inovação e ao empreendedorismo. Essa estrutura também proporcionará estreitar os relacionamentos com outras entidades do setor de tecnologia e a inserção de São Miguel do Oeste na Rede Catarinense de Inovação”, antecipou ao agradecer a união de esforços das entidades para concretizar esse projeto.


De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, o Citeosc representa um importante elo de integração de todo esse potencial setor, que tem conquistado cada vez mais destaque. “Somos parceiros de iniciativas como estas que buscam fortalecer as empresas locais, fomentar o empreendedorismo e tornar o segmento mais competitivo”, destacou.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.

Veja também

Voltar para (Blog)