Postado em 12 de Dezembro de 2022 às 17h54

Exemplos de superação marcam a retomada da tradicional corrida da Unimed

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Incentivar, dar o exemplo, inspirar e se desafiar são atitudes que marcam as histórias emocionantes e de superação dos participantes do Circuito de Corridas Unimed Santa Catarina. A etapa de Chapecó, realizada nesse fim de semana, reuniu aproximadamente mil atletas de várias cidades catarinenses e de outros Estados brasileiros. A largada e a concentração dos atletas, familiares e amigos ocorreram em frente ao Paseo Avenida, local em que foram disponibilizados pelos patrocinadores serviços de apoio aos participantes como alimentação, hidratação e fisioterapia. Também foi possível vivenciar e observar verdadeiras lições de empatia, encorajamento e acolhimento.
Unida ainda mais pelo esporte, uma família de São Carlos acordou cedo para participar da competição e momentos antes da corrida demonstravam cuidado e apoio um com o outro. Tudo começou com o bombeiro militar Ricardo Tolfo que viu a necessidade de realizar uma atividade física, não apenas para o exercício de sua profissão, mas como sinônimo de qualidade de vida. “Comecei a correr pela influência de colegas e logo depois a participar de competições. Gosto desse clima descontraído e de superação. E nesse tempo motivei minha esposa Rozelene De Bisco, servidora municipal, e meus filhos Emili, de 7 anos, e Raoni de 5 anos de idade”, relatou. Como benefícios da corrida, Ricardo destaca que a família obteve melhorias na saúde mental, física e emocional. “Temos mais disposição para realizar as tarefas diárias, sem contar que é uma atividade fantástica, podemos fazê-la em família. É nosso momento de lazer”, comentou Rozelene.
O técnico químico aposentado Donizete Aparecido Fernandes, de 66 anos, pratica a corrida há nove anos e já participou de mais de 30 competições, a exemplo da tradicional corrida internacional de São Silvestre, em São Paulo, por quatro anos consecutivos. “Tudo começou com o hábito de fazer caminhada e quando mudei para Chapecó, resolvi participar da corrida da Unimed, na modalidade de 5 km, com a intenção de ter mais qualidade de vida”, recordou. Durante a pandemia, Fernandes reduziu as corridas, mas sua rotina de treinamento inclui o exercício de quatro a cinco vezes na semana, intercalando com a caminhada com duração média de 1h30 a 1h50. “A atividade física feita com regularidade muda tudo na vida, você tem mais disposição e dorme melhor. Quem puder correr aproveite porque saúde depende de nós”, argumentou. Outro costume de Fernandes é sempre correr com um terço na mão. “Ele é minha segurança. Achei em uma calçada e desde então me acompanha onde vou. Já o perdi umas três vezes em lugares aleatórios, mas ele sempre volta para mim”, explicou.
VENCENDO OBSTÁCULOS
Mesmo em processo de recuperação da cirurgia no joelho, realizada na metade do ano, a presidente da Associação dos Voluntários do Hospital Regional (AVHRO), Édia Lago, de 71 anos, se propôs a participar da última corrida de rua deste ano realizada no município. “Estabeleci uma meta e não desviei o olhar. Claro, que não pude correr em virtude de evitar o impacto, mas caminhei e alguns pontos aumentei a marcha nos 5 km. A intenção era de concluir o percurso e chegar foi uma vitória, porque competi contra mim mesma. Isso representa superação, saúde, fé no recomeçar e em vencer os obstáculos do ano de 2022”, afirmou contente. Ela relembrou que sua história nesse esporte iniciou há sete anos, motivada pelos familiares. “Minha filha Janine Lago, que mora em Curitiba (PR), corre 25 km e meu genro Patrice de Albuquerque Andrade 80 km, ambos são cooperados a Unimed. Sei que nesse tempo eu também incentivei outras pessoas pelo exemplo, que também me motivaram a continuar, porque o esporte é uma troca”, analisou ao comentar que tem boas histórias com a corrida.
A competição teve modalidades feminina e masculina divididas por faixas etárias, categorias adulta, kids e dog run (pets) e três opções de percurso: 5 km, 10 km e 21 km.
PROMOÇÃO DA SAÚDE
A etapa Chapecó superou todas as expectativas dos organizadores, avaliou o cirurgião torácico e diretor de marketing e relacionamento da cooperativa médica, Dr. Rovani Camargo. “Após dois anos sem realizar o tradicional evento, em função da pandemia de covid-19, estávamos ansiosos. Tivemos um recorde de inscrições, no comparativo com a edição anterior, mas estimamos que, se fosse possível, passaríamos de 1.300 corredores nesta edição”, comentou. Segundo ele, os organizadores fizeram de tudo para gerar as melhores condições aos atletas. “Além dos nossos serviços de fisioterapia, apoio médico e distribuição de água e isotônico, contamos com vários parceiros que disponibilizaram frutas, picolé e barras de cereal aos participantes, enfim, foi fantástico. Foi um sucesso total e estamos muito felizes por essa retomada. Esperamos manter isso para os próximos anos”, antecipou ao parabenizar os atletas e agradecer a equipe de organização e os apoiadores.
O diretor de marketing e relacionamento também ressaltou que a corrida é uma das ações promovidas pela Unimed Chapecó com foco na promoção à saúde. “Temos um cuidado infinito, que não é apenas realizar check up, mas de incentivar hábitos saudáveis, alimentação equilibrada, controle do estresse, manejo do peso e atividade física regular”, expôs.
Foram premiados em dinheiro os participantes que ficaram em 1º ao 5º lugar na categoria geral das modalidades feminina e masculina. O Circuito de Corridas Unimed Santa Catarina etapa Chapecó teve patrocínio Benevix, Seguros Unimed, Unicred, SSC SBT, apoio ACB Bebidas, Aurora Coop, Cresol, Núcleo de Academias da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Mogano Hotéis, Paseo Avenida, Shopping Pátio Chapecó e Superalfa. 
 
 
 
 

 

Veja também

Setor produtivo e governo de SC ampliam diálogo29/06/20 Reunião do COFEM foi realizada por videoconferência, nesta segunda-feira, dia 29, com a participação dos secretários da Casa Civil, Juliano Chiodelli, de Desenvolvimento Econômico, Rogério Siqueira, e o adjunto da SDE, Ricardo Stodieck...

Voltar para (Blog)