Postado em 31 de Agosto de 2022 às 10h05

Escola do Século 21 forma mentes criativas

Administração Municipal de São Carlos inaugura Espaço de Educação Maker

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7MJDkjnaCUY
 
Robótica, impressão 3D e programação são as três áreas disponíveis aos estudantes da rede municipal de São Carlos, no oeste catarinense. Essas atividades foram viabilizadas a partir da inauguração, nesta terça-feira (30), do Espaço de Educação Maker na Escola Municipal Professor Mário Xavier dos Santos, na Linha São João, e a implementação da solução Infância.com do Programa Cidade Empreendedora, que é executado em parceria com o Sebrae/SC.
Aproximadamente 20 professores participam de capacitação (durante seis meses) para que possam multiplicar os conhecimentos aos estudantes da rede municipal de ensino. Esse acompanhamento é realizado pelos consultores credenciados ao Sebrae/SC Andy Troc e Lucas Baldasso. Essa parceria Administração Municipal e Sebrae/SC contempla atividades com kits de robótica (motor, sensor, placa de programação, conectores), impressora 3D e computadores para que os participantes possam construir desde um robô simples até um protótipo de equipamento agrícola.
“A inauguração é um marco para a educação de São Carlos. Estamos muito felizes por trazer a escola para o século 21 e pelo Poder Público ter a oportunidade de oferecer esse diferencial aos alunos da rede municipal de ensino.  Isso é extraordinário porque possibilita a eles projetar seu futuro. Esperamos que a história de São Carlos seja outra a partir das mãos desses jovens. De maneira objetiva podemos dizer que saímos da decoreba para formar mentes criativas”, enfatizou o secretário Municipal de Educação Sadi Baron.
O diretor da Secretaria Municipal de Educação e professor de inglês Antonio Carlos Ebertz fez uma analogia com sua trajetória profissional para enaltecer essa oportunidade que os alunos têm a sua disposição. “Uma professora acreditou no meu potencial e me incentivou para que fizesse graduação em Letras. É isso que estamos fazendo com essas crianças: incentivando-as, e com certeza farão a diferença”, relatou emocionado.
A diretora da escola Cleonice Dall’ Agnol ressaltou que a Administração Municipal investiu no projeto com o objetivo de oferecer uma qualidade de ensino melhor aos alunos. “Eles serão os protagonistas no Espaço de Educação Maker e contarão com a estrutura necessária para despertar sua criatividade. A metodologia é dinâmica e instiga a colaboração. Todos se ajudam e contribuem para a construção de um projeto”, explicou.
Para o consultor articulador do Programa Cidade Empreendedora da região oeste, Américo do Nascimento Junior, o Espaço de Educação Maker proporciona uma estrutura para que os alunos aprendam fazendo e criando, o que resulta em um aprendizado para a vida. “Isso remete ao futuro que o Brasil precisa: atividades que incentivem a inovação. O Sebrae/SC agradece por auxiliar a construir histórias como essa de São Carlos”.
Neste primeiro momento, os estudantes compartilharão o Espaço de Educação Maker na Escola Municipal Professor Mário Xavier dos Santos, mas já está em implantação estrutura semelhante em outras duas unidades escolares: E.M. Padre Jorge Annecken (Linha Bela Vista) e E. M. Padre Nicolau Gouverneur (Balneário de Pratas). Atualmente estão matriculados na rede municipal de São Carlos 974 alunos. Atuam na Secretaria Municipal de Educação 214 profissionais, entre professores, motoristas, serventes e auxiliares.
Missão técnica
Em abril deste ano, aproximadamente 20 servidores municipais de São Carlos participaram de missão técnica a Florianópolis para conhecer a aplicação prática de soluções disponibilizadas pelo Sebrae/SC na área da educação empreendedora. Segundo a gestora do Programa Educação Empreendedora para o Cidade, Simone Amorim Pereira Cabral, a educação empreendedora proposta pelo Sebrae/SC incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade e avaliarem as melhores possibilidades, tanto na vida pessoal quanto no mercado de trabalho.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  
 

 

Veja também

Bacalhau: opção saudável e saborosa para compor o cardápio31/03/21 Nesta semana é celebrada a Sexta-feira Santa – Paixão de Cristo (02). Para equilibrar o bolso e planejar o cardápio, os brasileiros buscam os melhores preços e receitas saborosas. O bacalhau, além de saudável, compõe pratos tradicionais. O alimento pode ser harmonizado com vinho e preparado com um menu diversificado de acompanhamentos. Essas iguarias e o cuidado......
Norte terá 50 cursos gratuitos para o meio rural em dezembro29/11/21 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC), promove 50 cursos gratuitos de curta duração no......

Voltar para (Blog)