Postado em 22 de Março de 2023 às 13h31

Estudo do Sebrae/SC aponta setores prioritários em Serra Alta

Entrega da Agenda Setorial aos representantes do município de Serra Alta.

Comércio varejista, indústria e vinicultura são os setores econômicos prioritários para o desenvolvimento de Serra Alta, no oeste catarinense. Isso é o que aponta o trabalho desenvolvido pelo Programa Agente Territorial Sebrae (ATS), que busca engajar a gestão pública e lideranças locais na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas públicas voltadas ao município.
Os objetivos propostos para cada setor econômico, bem como um conjunto de ações para alcançá-los, fazem parte da Agenda Setorial. O documento foi entregue pelo Sebrae/SC neste mês aos representantes da Administração Municipal. O estudo propõe avanços em diversos temas geradores do desenvolvimento econômico local e constitui-se de uma ferramenta de incentivo ao empreendedorismo.
Para o prefeito Rafael Marin a Agenda Setorial contém estratégias prioritárias para o desenvolvimento local. “Queremos valorizar o comércio local incentivando que os munícipes priorizem os pequenos negócios, facilitar o acesso às linhas de crédito subsidiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e incentivar a formalização de determinadas atividades econômicas”, comenta o gestor municipal.
O secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico Marcondes Leonardo Müller explica que a adesão do município ao ATS ocorreu ao ver o programa ser aplicado em outras cidades próximas e por possibilitar a identificação das necessidades dos setores econômicos locais. E, a partir dessas fragilidades sugeridas, o Poder Público poderá contribuir para atender essas demandas.
“Todo esse trabalho foi de grande valia. As ações propostas ao serem colocadas em prática suprirão as deficiências apontadas pelas atividades econômicas. Por isso, o Poder Público conta com o apoio da iniciativa privada para impulsionar o desenvolvimento”, analisa o secretário. Segundo Marcondes, o município já está colhendo frutos dessa iniciativa porque com o suporte de um consultor do Sebrae/SC uma empresa conseguiu acessar recursos junto ao BNDES.
METODOLOGIA
O trabalho consistiu em quatro fases distintas: identificação de setores econômicos prioritários; mapeamento de lideranças e atuação da rede de agentes; organização do trabalho de campo e da mobilização e construção de agendas setoriais. Para isso foram realizadas entrevistas e reuniões para conhecer as reais necessidades e vocações do território, visando a identificação dos recursos e das competências locais para fazer a articulação, catalisação e a convergência desses ativos para uma agenda de desenvolvimento. Auxiliaram na articulação das reuniões a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Serra Alta e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Serra Alta (CDL).
Os responsáveis técnicos pela realização do trabalho foram os consultores credenciados ao Sebrae/SC Beatriz Silveira e Silmar Heck, com acompanhamento do gestor regional do programa ATS no oeste Réges Chimello. Entre as ações propostas estão: fornecer assistência técnica especializada para atividade produtiva da vinicultura, apoio para implementação e aquisição de código de barras, estimular as empresas locais a participarem dos processos de compras governamentais, disponibilizar consultorias empresarias com foco na melhoria da produtividade.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, os pequenos negócios têm um papel preponderante no desenvolvimento territorial e das cadeias de valor, mas para que possam contribuir de forma efetiva na dinamização da economia necessitam de um ambiente propício para o desenvolvimento. Como, por exemplo, infraestrutura adequada, serviços integrados e responsivos, além de políticas e regulações que incrementem sua competividade e sustentabilidade. 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site 

Veja também

Voltar para (Blog)