Postado em 11 de Novembro de 2019 às 17h25

Estudantes aprendem sobre empreendedorismo com ações lúdicas em Concórdia

Como empreender, qual a melhor maneira de investir os recursos e como calcular os preços dos produtos, considerando custo, margem e rentabilidade. Esses foram alguns dos conceitos aplicados na prática pelos 144 estudantes, do 1º ao 5º ano, do SESC Escola do município de Concórdia que participaram neste ano do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) do Sebrae/SC.
No último fim de semana a unidade escolar promoveu uma feira para apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula durante a realização do programa. Participaram do evento aproximadamente 600 pessoas entre estudantes, professores, pais, familiares, amigos e moradores próximos.
A gestora Arlete de Ávila enfatizou que este é o segundo ano que a unidade escolar realiza o JEPP, com ampliação das turmas participantes, em função dos resultados alcançados no desenvolvimento dos alunos. “O impacto do trabalho realizado é notável, tanto no aprimoramento do cálculo mental, pois eles precisam compreender o quanto gastaram para definir o valor de venda, quanto na melhoria da socialização, da atuação em grupo e na participação das famílias”, complementou.
Os estudantes do 1º ano trabalharam aromas, cheiros e perfumaria; do 2º ano estudaram a linha de temperos, com produção caseira em litros de garrafas pet; do 3º ano construíram brinquedos com materiais alternativos; do 4º montaram um negócio de locação de brinquedos e durante a feira apresentaram os resultados dos negócios efetivados; e do 5º fabricaram com a ajuda dos pais docinhos para vender.
Para a coordenadora pedagógica da escola, Patrícia Pastre, a feira do JEPP sempre gera expectativa tanto dos alunos quanto dos familiares, porque alia ações lúdicas com o desenvolvimento pessoal. “A educação contribui na formação de cidadãos, por isso o programa incentiva os estudantes a realizarem a doação de parte do valor arrecadado para organizações não governamentais ou entidades sociais. A outra metade eles utilizam para encontros de integração como ir ao cinema ou tomar sorvete. Porém, a decisão é democrática”, explicou.
De acordo com o prefeito Rogério Pacheco há uma grande receptividade da comunidade escolar quanto ao JEPP, porque auxilia na formação e no desenvolvimento do estudante. “São ações lúdicas que ajudam a criança e ao adolescente a vislumbrarem possibilidades de negócios e como empreender no município, são propostas que podem ser aprimoradas futuramente. O JEPP traz atividades diferenciadas que agregam valor à vida de cada um”, enalteceu.
Programa
O JEPP é realizado pelo Sebrae/SC em parceria com as Administrações Municipais. As ações nos municípios iniciam com a capacitação dos professores, seguem com a aplicação da metodologia em sala de aula e finalizam com as feiras organizadas pelos estudantes com a supervisão dos educadores. A analista técnica do Sebrae/SC Carolini Demeterko enfatizou que o programa tem como objetivo despertar nas crianças e nos adolescentes as competências empreendedoras. “A longo prazo teremos uma mudança cultural, na qual teremos preparado nossos jovens para a vida empresarial”.
A consultora credenciada ao Sebrae/SC, que acompanhou o andamento do programa no município, Odilene Ozelame, enalteceu o envolvimento dos pais nas ações do programa, participando ativamente e apoiando os filhos. “O evento oportuniza conhecer os trabalhos desenvolvidos durante o ano, dos quais fica nítido o protagonismo, a cooperação e a inovação proporcionada pelo programa. Todos estão de parabéns pelas excelentes ações realizadas”, finalizou.

Veja também

Estão abertas 60 vagas para curso Técnico em Enfermagem21/02/22 Imagine atuar em uma área que você se identifica, receber uma qualificação técnica gratuita e ainda ter um estágio remunerado de início imediato. Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, essa......

Voltar para (Blog)