Postado em 27 de Junho de 2023 às 11h35

Estratégias de negociação internacional são temas de Roadshow do Sebrae/SC em Chapecó

Roadshow do programa Go To Market, do Sebrae/SC, realizado em Chapecó.
Auxiliar na internacionalização de pequenos negócios é a missão que norteia as estratégias do programa Go To Market, do Sebrae/SC. Com base nesse objetivo, a entidade promove uma sequência de Roadshows em alguns municípios do Estado de Santa Catarina, com diferentes temáticas, para expandir os horizontes empresariais.
“Estratégias de Negociação Internacional: desvendando a arte de negociar no mercado internacional” foram temas do encontro que aconteceu, na última semana, em Chapecó, ministrado pela renomada advogada Rissiane dos Santos Goulart. Ela é mediadora internacional e negociadora estratégica, coautora do e-book Advocacia 5.0, cofundadora do primeiro Curso de Advocacia 5.0 no Brasil.
A advogada frisou que entre as características necessárias para atuar no mercado internacional, saber negociar é fundamental. “Hoje o mercado está cada vez mais exigente e saber negociar é trazer um diferencial competitivo para a empresa. Pensando em crescimento por que não olhar de outra forma para a sua empresa? Por que não empreender de forma diferente e ousada, começando a negociar com o mundo?”, questionou.
No decorrer do Roadshow, Rissiane pontuou fundamentos como a importância de não negociar de forma intuitiva. É necessário profissionalização, conhecer a cultura do país que se pretende investir, estar preparado para as negociações e, principalmente, fazer um acordo no qual ambos sejam beneficiados. Ela frisou que o negócio só é bom quando todos os lados saem ganhando. “As informações que apresentamos aqui são de grande valia e contribuem para além da negociação internacional, pois podem auxiliar diferentes aspectos para o crescimento dos negócios", aconselhou.
A gestora do programa Go To Market do Sebrae/SC, Aglaes Beatriz Meirelles da Silva, contou que as temáticas são selecionadas a partir de assuntos que sejam relevantes para todos os participantes, mas sempre com foco na internacionalização, visando despertar o interesse do empresário do porquê internacionalizar é tão importante. “Queremos desmistificar a ideia que esse processo é só para grandes e médias empresas, as pequenas também podem internacionalizar”, ressaltou.
O CEO da empresa de tecnologia Saphir Clounde participante do programa, Sidimar Carniel, concordou com as afirmações da gestora. Ele relatou que o interesse em participar surgiu da necessidade de preparação para conhecer as estratégias dos concorrentes internacionais, mas superou as expectativas com os conhecimentos adquiridos e pelo alto nível dos palestrantes. “Iniciativas como essas nos permitem um estudo internacional do mercado e nos trazem muitas informações relevantes para adotarmos nos nossos negócios. O que era uma semente embrionária de objetivo do programa teve o dobro de benefícios”, destacou.
Além do Roadshow, Carniel participou de outra atividade do Go To Market: o Programa Go Global Tech, desenvolvido para empresas de tecnologia, startups e scale-ups para proporcionar resultados concretos, focando na construção de estratégias que permitem trazer sucesso internacional. 
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

A gestora do programa Aglaes Meirelles contou que as temáticas são selecionadas a partir de assuntos que sejam relevantes para todos os participantes

A advogada Rissiane dos Santos Goulart pontuou fundamentos como a importância de não negociar de forma intuitiva.

Programa visa despertar o interesse do empresário do porquê internacionalizar é tão importante.

Veja também

Sindicato Rural de Chapecó engajado no apoio ao RS17/05/24 Presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Luiz Carlos Travi, formalizou nesta semana o apoio do Sindicato à Prefeitura de Chapecó. (Foto: Divulgação)...
Empretec Rural: imersão desperta identidade empreendedora19/05/22   Até sábado (21), às 18 horas, 20 empreendedores rurais de pequenas propriedades participam de uma imersão para descobrir suas habilidades e para despertar sua identidade empreendedora. Com atividades práticas,......

Voltar para (Blog)