Postado em 29 de Setembro de 2023 às 17h15

Escola SESI realiza mostra de projetos desenvolvidos na metodologia STEAM

Comunidade pode acompanhar os trabalhos feitos pelos alunos neste sábado (30). Projetos promovem educação científica e tecnologia

Programação Mostra STEAM Chapecó.

 
O saber, a tecnologia e a criatividade têm encontro marcado. As Escolas SESI, de ensino básico, localizadas em Santa Catarina promovem, neste sábado (30), uma mostra de projetos desenvolvidos por estudantes dentro da metodologia STEAM, abordagem que integra conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A metodologia consiste na realização de projetos que abrangem as diversas áreas do conhecimento, de maneira holística, ou seja, com uma visão do todo. A mostra é aberta ao público, com entrada gratuita. Em Chapecó, a mostra será realizada na Escola do SESI, das 8h30 às 12h.
A programação terá abertura com a palestra “Meu filho cresceu” com a psicóloga Carla Andreza Zeni. Das 9h às 11h será a visitação às salas temáticas STEAM com experiências, exposição de trabalhos, oficina de programação, oficina Arduíno, Projeto Autônomo e Oficina de engenharia de Estruturas. A turma do terceiro ano venderá lanches e terá mateada.
“Há uma estreita relação entre entender como funcionam determinados fenômenos e como fazer determinados processos vinculados a temas científicos e tecnológicos”, explica o diretor de Educação e Tecnologia da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Fabrizio Machado Pereira. Neste contexto, os conhecimentos, práticas e ferramentas da Ciência e da Tecnologia são interpretados pela Engenharia – envolvendo processos de criação e prototipagem – e pelas artes – com processos criativos e pensamento crítico – e são estruturados pela linguagem matemática. “Esta integração dos conteúdos desenvolve a capacidade de compreender e resolver problemas reais e complexos, sensíveis aos indivíduos e à sociedade, e alinhados aos objetivos educacionais”, acrescenta Pereira.
O itinerário STEAM é focado nesses conteúdos, que podem promover a geração de profissionais mais capacitados para o desenvolvimento tecnológico. “Os desafios desta proposta são trabalhos e projetos de inovação nas escolas e, também, formam os estudantes agentes de transformação na sociedade,” enfatiza o coordenador de Educação Básica na Regional Oeste e Extremo Oeste do SESI e SENAI, Márcio Gonçalves da Rosa. A metodologia STEAM posiciona o aluno para solucionar os desafios do futuro. “Queremos mostrar para a comunidade externa que, por meio de uma metodologia singular, da criatividade, do trabalho em equipe e da sustentabilidade, trabalhamos com o desenvolvimento integral do aluno e com a construção de competências e habilidades para a resolução de problemas”, acrescenta.
"Vamos apresentar os trabalhos das etapas de ensino de forma dinâmica, mostrando aplicabilidade prática do conhecimento e o desenvolvimento dos alunos no decorrer do ano letivo no nível socioemocional, tecnológico e criativo. Queremos também, despertar a curiosidade das famílias e trazer experiências para a comunidade que possibilitem não só conhecer a infraestrutura da escola, mas da mesma forma vivenciar nossa proposta de ensino", frisa a supervisora do ensino médio no SESI e SENAI, Aline Carla Dalmutt Marin.
O evento ocorrerá em 17 cidades de Santa Catarina, sendo elas: Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão e Videira. 

Veja também

Voltar para (Blog)