Postado em 22 de Setembro de 2023 às 15h51

Equipe catarinense da ATeG Apicultura presente na 48ª Apimondia no Chile

Equipe da ATeG Apicultura participou da Apimondia.

Representantes do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de apicultura, participaram neste mês da 48ª Apimondia, o maior congresso de apicultura do mundo, realizado em Santiago, no Chile. O evento teve como tema central a sustentabilidade da atividade de criação de abelhas e produção de mel, bem como de outros subprodutos.
A ATeG é desenvolvida pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com os Sindicatos Rurais.
A equipe esteve acompanhada pela coordenadora estadual do Programa ATeG, Paula Coimbra Nunes, que avaliou de forma positiva a participação do grupo no evento. “Participar da Apimondia foi essencial para promover o intercâmbio de informações sobre pesquisas, aperfeiçoar conhecimento sobre o avanço da ciência e da prática da apicultura, sobre a defesa da proteção e do manejo sustentável das populações de abelhas, polinização, entre outros assuntos. Nosso estado vem evoluindo significativamente no setor e não poderíamos ficar fora de um evento com tantas oportunidades de networking”.
Participaram da missão o supervisor regional do Senar/SC, Jeam Carlo Palavro, e os seguintes técnicos da ATeG: Beatriz do Nascimento, Gabriel Felipe Oréfice, Mardiori Souza, Jonas Wilhelm Veit, Dylan Thomas Telles Amandio e Franciélli Cristiane Gruchowski Woitowicz.
O congresso apresentou e debateu trabalhos desenvolvidos em inúmeros países sobre temas como o aquecimento global e os reflexos para a criação de abelhas, doenças e pragas, capacitação e treinamento, uso da terra, polinização e conservação da biodiversidade, e apiterapia.
ATEG APICULTURA
O atendimento da ATeG Apicultura é personalizado com metodologia que contempla diagnóstico produtivo, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Trata-se de um programa gratuito e quem tiver interesse deve procurar o Sindicato Rural de sua região para se inscrever para futuras turmas.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, salienta que a ATeG na área apícola atendeu, no período de 2016 a 2022, 676 propriedades em 88 municípios, totalizando mais de 34 mil horas de consultoria. “Neste ano estamos trabalhando com 14 grupos que contabilizam 437 produtores em atendimento e o objetivo é fortalecer cada vez mais esse trabalho que muito nos orgulha com tantos resultados positivos”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, complementa que a iniciativa está transformando as propriedades com um eficiente controle da nutrição, sanidade, genética, análise de gestão, manejos dos espaços, entre outros. “Nossas expectativas são as melhores para este ano e temos a certeza de que os indicadores seguirão aumentando com mais produtividade, inovações e incremento na renda das famílias”.

 

Representantes catarinenses da ATeG Apicultura avaliaram o evento de forma positiva.

Veja também

Voltar para (Blog)