Postado em 19 de Abril de 2021 às 15h31

Enfrentamento à covid-19: ACIC promove reunião com entidades brasileiras e prefeito de Chapecó

Case do município foi apresentada para representantes de organizações empresariais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

 
A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, na sexta-feira (16), reunião on-line com representantes de entidades empresariais e do Poder Legislativo de municípios dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O objetivo foi apresentar as ações realizadas em Chapecó para combate e tratamento à covid-19. Representaram o município o prefeito João Rodrigues e o presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto.
Participaram a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Associação Comercial e Industrial de Lençóis Paulista (Acilpa), Associação Comercial e Empresariais de Batatais (ACE Batatais), Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (Aciam), Câmara de Dirigentes Lojistas de Mariana (CDL), Associação Comercial e Industrial (ACI) e CDL de Sete Lagoas, Secretaria de Saúde de Mariana, Câmara de Vereadores e Hospital Municipal de Sete Lagoas.
O prefeito de Chapecó explanou sobre as ações promovidas que resultaram na redução em mais de 90% no número de casos ativos, de 5,5 mil no início de março para 435 nesta sexta-feira. O auxílio e contribuição da classe empresarial foi destacado por João Rodrigues. “Não recebemos repasses do Governo Federal para essas ações. Tudo foi feito com recursos da Prefeitura e com a contribuição dos empresários do município”.
Em fevereiro o sistema de saúde entrou em colapso, com lotação de todos os leitos da rede pública e privada. O foco de atuação da Prefeitura foi na busca de recursos para aumentar o número de leitos, que passaram de 35 para 103 no Hospital Regional do Oeste (HRO). Rodrigues salientou que, a partir de campanha do Centro Empresarial de Chapecó (CEC) – composto por 16 entidades empresariais, entre elas a ACIC – foram angariados mais de R$ 2 milhões com doações. Esse valor foi destinado para compra de equipamentos e pagamento de honorários de equipes médicas que atuaram na linha de frente das unidades de atendimento.
Rodrigues relatou outras ações, como a compra de 40 mil testes rápidos. “Antes os exames demoravam de oito a dez dias para terem o resultado. Então, compramos testes swab nasal, de antígeno, que dá o resultado em 20 minutos. Com isso, o sujeito já recebe o tratamento imediato e é isolado”, explicou. Também falou das ações no pico da pandemia, quando faltou leito na região e a administração municipal abriu 75 leitos de enfermaria e 25 de Unidade de Tratamento Semi Intensivo, no Centro de Cultura e Eventos, local onde foi instalado o Centro Avançado de Atendimento Covid, mantido a partir de doações da comunidade.
Citou, ainda, a operação “Lockdown Inverso”, com reforço nas medidas de testagem, isolamento e monitoramento dos pacientes infectados. Também falou da unidade móvel para testagem rápida, que vai até a cada das pessoas que têm sintomas, e de programa que doa alimentos para pessoas em vulnerabilidade que estão em quarentena.

Nelson Akimoto realçou a criação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, em 2020, e que tem ativa participação da ACIC desde o início. “Esse Comitê foi criado no início da pandemia e é coordenado pela Prefeitura. É composto por autoridades de saúde e de segurança e líderes de entidades empresariais para monitorar a atual situação e propor ações”, explicou, ao comentar as medidas adotadas pela entidade para contribuir com as empresas no enfrentamento da pandemia

Veja também

Vencedores serão conhecidos nesta terça-feira17/07/23 Solenidade de premiação será às 19h30, no Salão Nobre da Unochapecó. Neste ano, além das categorias empresas e entidades, foi criada uma categoria para startups...
Controle gerencial é tema de palestra da CDL Chapecó 03/02/23 Os treinamentos visam auxiliar no desenvolvimento da produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo....

Voltar para (Blog)