Postado em 27 de Julho de 2023 às 14h14

Empretec Rural mostra novas perspectivas sobre o trabalho no campo

Manoel Gusthmann é produtor em Galvão, trabalha com plantio de grãos, gado leiteiro, gado de corte e ovinos, e participou do evento (Foto: Arquivo Pessoal).

O município de Galvão, no oeste de Santa Catarina, com cerca de 2 mil e 700 habitantes, recebeu no período de 17 a 22 de julho o Empretec Rural. O evento teve como intuito aprimorar as características pessoais empreendedoras de 16 agricultores e potencializar os negócios do campo. A iniciativa foi realizada pelo Sebrae/SC em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC e apoio da Administração Municipal de Galvão.
A metodologia do Empretec foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e atualmente é aplicada em 34 países. No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae.
Manoel Gusthmann é produtor em Galvão, trabalha com plantio de grãos, gado leiteiro, gado de corte e ovinos, e participou do evento. De acordo com ele, o curso mostrou várias perspectivas, que já estão sendo aplicadas. “Tanto do ponto de vista pessoal, quanto de meus negócios, o Seminário mostrou que podemos ser diferentes. Ter o foco em uma meta e realizar o planejamento”.
Para a produtora Roseane Aparecida Timótheo da Costa Woloszyn, de Galvão, que trabalha com a criação de aves, bovinos e produção de alimentos, o curso proporciona resultados rápidos. “Na minha propriedade estabeleço metas, elaboro o planejamento e coloco em prática as estratégias, e o Empretec proporcionou uma nova visão do trabalho. Já estou executando as ações e está sendo maravilhoso”.
O agronegócio em Santa Catarina movimenta uma receita maior que R$ 12 bilhões anualmente. Desenvolver e capacitar esses agricultores, para potencializar os resultados, é o objetivo principal do Sebrae. O propósito dessa capacitação é aumentar a rentabilidade da empresa rural, estimular novos negócios e gerar, entre outros benefícios, novas oportunidades de empregos.
Para o prefeito de Galvão, Admir Edi Dalla Cort, o Empretec Rural reforçou a parceria entre o Sebrae/SC e a Administração Municipal, para capacitar os empreendedores rurais. “O empreendedorismo dos agricultores é algo necessário, para que permaneçam em suas atividades, cada vez mais qualificados, com novas perspectivas e assim investindo no município, colaborando para o crescimento do campo e da cidade”.
SOBRE O EMPRETEC:
O Empretec Rural busca proporcionar oportunidades para pequenos empresários rurais, estabelecendo metas, exigência de qualidade e comprometimento. O Seminário tem duração de 60 horas de capacitação, distribuídas durante seis dias. “Com atividades práticas e cientificamente fundamentadas os participantes ampliaram suas capacidades de detectar oportunidades de negócios, estabelecer metas desafiadoras, melhorar eficiência, aumentar resultados em situações complexas e testar modelos de negócios”, destacou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.

O evento teve como intuito aprimorar as características pessoais empreendedoras de 16 agricultores (Foto: Divulgação).  

O propósito dessa capacitação é aumentar a rentabilidade da empresa rural, estimular novos negócios e gerar, entre outros benefícios, novas oportunidades de empregos (Foto: Divulgação).  

O Empretec Rural busca proporcionar oportunidades para pequenos empresários rurais, estabelecendo metas, exigência de qualidade e comprometimento (Foto: Divulgação).  

A iniciativa foi realizada pelo Sebrae/SC em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC e apoio da Administração Municipal de Galvão (Foto: Divulgação).

Veja também

Gestão financeira é foco de curso promovido pela CDL Chapecó06/07/22 A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promoveu, nesta semana, no auditório da entidade, o curso de Gestão Financeira. As atividades foram conduzidas pela professora e consultora, com formação em Ciências Contábeis e especialização em Contabilidade e Controladoria, Elizandra Maria Silvestre Bet. Com dinâmicas interativas e......
Parecer da AGU esclarece dúvida sobre cultivo de áreas do bioma Mata Atlântica26/12/19 Santa Catarina foi pioneira ao instituir o primeiro Código Estadual do Meio Ambiente do Brasil por meio da Lei 14.675, sancionada há dez anos pelo governador Luiz Henrique da Silveira. Foi um dos mais importantes atos para a agricultura e o......

Voltar para (Blog)