Postado em 29 de Junho de 2022 às 15h44

Declaração Anual de MEI: Sala do Empreendedor de Pinhalzinho alerta que prazo encerra nesta quinta-feira

 
Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para os microempreendedores individuais (MEIs) entregarem a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI), alerta a Sala do Empreendedor de Pinhalzinho, no oeste catarinense. Esse serviço gratuito e de referência ao atendimento das demandas do setor empresarial local está à disposição para auxiliar na entrega desse documento obrigatório. A prestação de serviço é viabilizada pelo Programa Cidade Empreendedora, uma parceria da Administração Municipal com o Sebrae/SC.
De acordo com a atendente da Sala do Empreendedor, Clédia Thome, o procedimento apenas parece complexo. “Muitos empresários têm receio de informar os dados sobre seu negócio, mas com o auxílio da Sala do Empreendedor de Pinhalzinho terão todas as informações necessárias para cumprir a obrigação com a Receita Federal, e ainda enviamos a Declaração, gratuitamente, a todos os MEIs de Pinhalzinho, com toda a segurança”, comenta.
Todos os 1.731 MEIs ativos em 31 de dezembro de 2021 no município precisam obrigatoriamente fazer essa declaração anual, mesmo aqueles que tenham entregado a declaração de imposto de renda pessoa física por ter rendimentos do ano-base acima de R$ 28.559,70. Isso porque são dois documentos diferentes: a Declaração Anual de MEI e o Imposto de Renda. Órgãos licenciadores como a Prefeitura, a Vigilância Sanitária, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEFAZ) costumam solicitar o comprovante de entrega da Declaração Anual de Faturamento para conceder a renovação de licenças e alvarás. O documento também é necessário para solicitar crédito em bancos ou instituições financeiras.
Sala do Empreendedor
Para o prefeito Mário Afonso Woitexem a Sala do Empreendedor é o serviço de referência tanto para quem deseja empreender quanto para quem almeja aprimorar a gestão empresarial. “Observamos que essa iniciativa está cumprindo com os objetivos propostos, principalmente no fomento ao empreendedorismo e no aprimoramento dos pequenos negócios locais, além de simplificar a vida do empresário pinhalense, pois serve de apoio gratuito a todos”, analisa o gestor.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, reforça que o espaço proporciona contato permanente e direto entre o Poder Público e os empresários. “Oferece auxílio burocrático, divulga oportunidades de capacitação e consultorias e agrega outras agendas estratégias de desenvolvimento local”, destaca.
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17 horas, sem fechar ao meio dia. Mais informações pelo telefone (49) 3366-6605 ou pelo e-mail saladoempreendedor.00@pinhalzinho.sc.gov.br.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite

Veja também

Lajeado Grande valoriza sua essência no turismo20/12/21 Município recebeu o Projeto de Identidade Turística e Arquitetônica e o posicionamento estratégico do setor...

Voltar para (Blog)