Postado em 07 de Outubro de 2021 às 17h32

Empretec desperta comportamentos empreendedores em São Miguel do Oeste

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Potencializar as habilidades empreendedoras, alcançar os resultados tão sonhados, organizar o negócio, ter segurança na tomada de decisão, melhorar o desempenho profissional, aumentar as chances de sucesso de seus projetos e ampliar a rede de contatos. Esses são alguns dos objetivos dos 20 participantes do Programa de Formação de Empreendedores (Empretec), em São Miguel do Oeste, no extremo oeste catarinense. A promoção é do Sebrae/SC e da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (Acismo).
            Até sábado (9), no auditório da Acismo, os participantes terão uma imersão de conteúdos vivenciais e atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que estão focadas no desenvolvimento do comportamento empreendedor. A intenção é potencializar resultados, fortalecer o networking e identificar novas oportunidades de negócios. O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), que contribui para redefinição de visão de mundo, de liderança e senso de oportunidade.
            Erasmo Carlos Gabiatti, de 30 anos e do município de Descanso, teve como motivação para participar do Empretec o desejo de buscar mais informações sobre empreendedorismo e também para aprimorar seu plano de negócio. “Atualmente sou advogado, mas pretendo estruturar meu próprio negócio na área de carne verde, que envolve a proteção ao ambiente e preocupação com o bem-estar do animal, ou seja, oferecerei ao plantel uma alimentação mais saudável”, explica.
            O participante relata que já iniciou os investimentos nas estruturas de seu futuro empreendimento e adquiriu conhecimentos técnicos para atuar nesse novo segmento. “Estou muito satisfeito e empolgado com o Empretec, que contribuirá para tirar meu projeto do papel. Posso afirmar que o que vim buscar no Seminário eu encontrei, além de identificar meus pontos fortes e fracos como empreendedor”, avalia.
            O seminário do Empretec é conduzido pelos facilitadores: Jaime Claudino Folle, Neusa Balestrin Schumacher e Olavo De Geroni Junior. Os conteúdos têm como base as dez características comportamentais do empreendedor: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança.
            CONTRIBUIÇÃO 
            O presidente da Acismo, Daniel de Souza, relata que participou do Empretec em 2004, em uma das primeiras turmas realizadas em São Miguel do Oeste. “Na época eu tinha 20 anos e, infelizmente, os jovens não procuravam muito capacitações como essa e não era cultivado o empreendedorismo. A participação mudou minha vida, a maneira de entender o lado empresarial e de valorizar a organização e o planejamento. Passei a enxergar diferente a empresa”, recorda.
            Daniel ficou feliz em verificar que a turma atual realizada no município é composta, em sua maioria, por jovens. “Isso mostra que a cultura está mudando e que eles estão buscando conhecimentos e novas oportunidades no mercado de trabalho”, analisa. Por fim, o presidente da Acismo também ressalta a parceria com o Sebrae/SC, que viabilizou vários cursos, treinamentos no município e apoio para atendimento na Sala do Empreendedor.
            Segundo o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, o Empretec busca desenvolver as características empreendedoras dos participantes. “A dinâmica é totalmente vivencial porque o objetivo é que o participante descubra e desperte seu perfil empreendedor, suas habilidades e desenvolva suas capacidades”, comenta.
            Para o analista de negócio do Sebrae/SC, Miguel Angelo Gómez Garrido, a riqueza do seminário está na vivência e no networking. “Sem dúvida os participantes terão uma semana intensa, com muito conhecimento, mas podemos dizer que o investimento é um presente que cada um se proporcionou”, antecipa.  
            Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  

Veja também

Sala do Empreendedor de Marema alerta MEIs sobre Declaração Anual21/01/22 Todos os microempreendedores individuais (MEIs) devem entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), alerta a Sala do Empreendedor de Marema, no oeste catarinense. A iniciativa é viabilizada por meio do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC. A prestação de serviço aos empreendedores......

Voltar para (Blog)