Postado em 10 de Novembro de 2022 às 11h54

Empresas apresentam tecnologias na 6ª Brasil Sul Milk Fair

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
Monitorar os animais durante o dia é essencial para garantir a saúde, o bem-estar e, consequentemente, a produtividade do rebanho. A tecnologia auxilia nesse processo e é isso que a MSD apresenta na 6ª Brasil Sul Milk Fair, evento que acontece concomitantemente ao 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL), promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet). A programação ocorre até esta quinta-feira (10), em Chapecó (SC).
A MSD expõe um colar e um brinco de monitoramento de animais que fornecem informações sobre o estado reprodutivo, nutricional, de saúde e de bem-estar de vacas e grupos. O sistema coleta e analisa dados críticos para cada animal. Com isso, os produtores e técnicos podem aumentar a eficiência, melhorar o bem-estar e impulsionar a prosperidade das propriedades. Os sistemas são integrados a aplicativos de monitoramento da Allflex. “O sistema permite se antecipar nas decisões. O aplicativo entrega as informações em tempo real e possibilita fazer gestão de questões reprodutivas e sanitárias do rebanho com mais eficiência e assertividade”, realçou o coordenador comercial da MSD, Nelson Alves de Lima.
O coordenador de território da empresa, Eduardo Martins, explicou que o dispositivo, tanto o colar quanto o brinco, capta dados da atividade do animal, por exemplo, de quanto ele caminha, quanto ingere de alimento e quanto rumina. “Os índices são sobre reprodução, saúde, estresse térmico e ingestão de alimentos. O produtor recebe um alerta no aplicativo se a vaca está doente, se não comeu ou se não ruminou. Por exemplo, se o animal caminhou mais que o normal, pode ser um alerta de cio, se está muito ofegante, pode estar com estresse térmico. Com isso, o produtor consegue tratar com mais rapidez, proporcionando maior eficácia”.
A NutriQuest expõe o Capcin e a Biocolina. A Biocolina é um aditivo nutricional produzido a partir de plantas selecionadas com alto conteúdo de colina na forma esterificada e de alta biodisponibilidade. É utilizada como alternativa na substituição total do cloreto de colina sintético usado nas dietas dos animais. “É uma vitamina essencial e é feita a base de ervas, 100% natural e pode ser usada em todas as fases de vida”, comentou o diretor da NutriQuest, Fabrício Delgado. O Capcin também é um produto natural, feito a base de pimenta. “Essa molécula provoca sensação de bem-estar no animal e contribui para maior produção”, complementou.
A Milk Fair reúne mais de 20 empresas que apresentam produtos, serviços e tecnologias que impulsionam a bovinocultura leiteira. Os expositores são empresas das áreas de aditivos nutricionais, tecnológicos, sensoriais e zootécnicos; insumos agrícolas, como fertilizantes e sementes; nutrição: alimentos balanceados, núcleos, premixes vitamínicos/minerais e ingredientes; saúde animal: vacinas, terapêuticos, profiláticos e melhores de desempenho; distribuidores do setor, além de instituições de ensino e imprensa especializada.
Delgado frisou que é a terceira vez que a empresa participa da feira. “Estivemos também nos simpósios de aves e de suínos, sempre com novidades. Somos uma empresa tecnológica, com produtos sustentáveis, e consideramos muito importante participar do evento. Chapecó é um centro do agronegócio, reúne produtores, fornecedores, serviços, enfim, o mundo do agro se encontra aqui. Além disso, estar junto ao Nucleovet é estar à frente”, finalizou.
APOIO
O 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite tem apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária de SC (CRMV/SC), da Prefeitura de Chapecó e da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc).

 

Veja também

Voltar para (Blog)