Postado em 29 de Maio às 11h48

Empresários do oeste catarinense participam de missão empresarial focada em inovação no varejo

Trinta empreendedores dos municípios de Chapecó, Xaxim, Xanxerê e Concórdia participaram de uma missão empresarial realizada em Porto Alegre (RS). (Foto: Divulgação)

Buscar conhecimento e se manter atualizado é essencial para quem quer se destacar no competitivo setor varejista. Com esse propósito, 30 empreendedores dos municípios de Chapecó, Xaxim, Xanxerê e Concórdia participaram de uma missão empresarial realizada em Porto Alegre (RS). A ação foi promovida pelo projeto setorial Sebrae Varejo, do Sebrae/SC, e teve como foco principal a participação na Feira Brasileira do Varejo – FBV 2025, além de visitas técnicas para conhecer empresas referência no segmento, explorando diferentes modelos de negócio e cases de experiência do cliente.
A missão contou com o apoio das entidades parceiras AMPER Chapecó, CDL Xanxerê e CDL Xaxim, bem como as federações Fampesc, FCDL e FACISC. A programação, que aconteceu entre os dias 20 e 24 de maio, ofereceu uma agenda intensa e estratégica, combinando imersão em uma das principais vitrines de tendências e soluções para o varejo brasileiro com visitas a negócios como a Loja TELA, loja conceito do Sebrae/RS, e a Cia do Sono, reconhecida pelo seu case inovador de experiência do cliente. O objetivo foi proporcionar aos empresários uma visão prática e aprofundada sobre estratégias de gestão, layout, atendimento e relacionamento com o consumidor, aplicadas de forma inovadora e eficaz.
 “Durante a missão, os participantes exploraram na prática como grandes marcas trabalham o conceito de Mix de Varejo e criam experiências diferenciadas para o cliente, além de terem acesso a tecnologias emergentes, modelos de negócios inovadores e boas práticas que podem ser adaptadas à realidade das empresas da região oeste de Santa Catarina”, destacou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennephol.
A troca de experiências entre os empreendedores também foi um dos pontos altos da jornada, promovendo networking qualificado e inspiração para o aprimoramento dos negócios locais. “A missão foi pensada para proporcionar aprendizado prático e inspirar soluções criativas. A FBV 2025 trouxe uma visão ampla do que está por vir no setor varejista”, explanou Trennephol.
Para o presidente da CDL Xanxerê, Vinícius Cassol, a missão empresarial foi mais do que uma oportunidade de aprendizado, um reconhecimento ao trabalho do varejo da região. “Quero ressaltar o sentimento de valorização, o Sebrae/SC nos proporcionou essa oportunidade de participar gratuitamente de uma das maiores feiras do varejo do Brasil, voltada exclusivamente para esse setor. Isso mostra o quanto o varejo é reconhecido e o quanto estamos no caminho certo ao manter essa aproximação com a entidade”, destacou.
 
Cassol também enfatizou um dos principais temas abordados durante a missão: a Inteligência Artificial. Segundo ele, o debate mostrou que o oeste catarinense está preparado para evoluir sem perder a essência do atendimento humano. “Discutimos muito sobre o futuro do varejo e entendemos que não se trata de substituir o contato com o cliente, mas sim de usar a tecnologia para otimizar processos e ganhar tempo para fazer aquilo que nenhum e-commerce ou plataforma digital, seja daqui ou da China, consegue entregar: um atendimento humano, personalizado e próximo. É isso que nos diferencia e é nisso que seguimos apostando”.
O presidente da CDL Xaxim, Márcio Roberto Thomé, evidenciou a importância da missão empresarial, proporcionando uma imersão estratégica em tendências, tecnologias e modelos de negócios inovadores. “Tivemos a oportunidade de observar novas práticas de mercado, participar de atividades de networking e conhecer empresas que atuam de forma altamente sistematizada. Esses exemplos foram extremamente valiosos para refletirmos sobre como podemos aplicar essas experiências em nossos próprios negócios e também compartilhá-las com nossos associados”.
Thomé enfatizou ainda que momentos como esse são essenciais para o fortalecimento do varejo local e regional. “O conhecimento é uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento, seja ele tecnológico, estratégico ou de relacionamento. Iniciativas como essa, apoiadas pelo Sebrae/SC, incentivam empresários e entidades a buscarem melhorias contínuas, ampliando horizontes e fortalecendo o ecossistema empreendedor”, finalizou.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.
 
 

Veja também

Comércio tem mais de 5 mil empresas e gera 20 mil empregos no município26/08/20 Chapecó, 1917. A área de 14.053 Km² abrangia o que é hoje toda a região oeste catarinense, onde os pinhais rodeavam o pequeno povoado cortado por rios de águas límpidas, chamado Passo dos Índios (Mônica Hass - 2003). O território era essencialmente rural quando os primeiros desbravadores chegaram para construir o município que completa 103......

Voltar para (Blog)