Postado em 30 de Agosto de 2023 às 10h37

Dia de campo integra apicultores em São Domingos

Evento integra ações desenvolvidas pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI) na modalidade rural

Os apicultores participantes puderam adquirir conhecimentos, fortalecer seu compromisso com a conservação das abelhas e aprimorar as técnicas de manejo (Foto: Juliano Collet).

Levar inovação e desenvolvimento para o campo. Com esse propósito o Sebrae/SC oportuniza o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) na modalidade rural. A proposta é destinada aos empreendimentos do agronegócio que buscam soluções que possam melhorar seus resultados de maneira sustentável ao ampliar a autonomia e aprimorar a gestão das pequenas empresas.
A metodologia é fundamentada na organização e implementação de planos de ação, com medidas para melhorar processos internos e inserir inovações que contribuam para o aumento da produtividade e da competitividade. A intenção é promover a busca por soluções a partir da motivação e das demandas identificadas pelos empreendedores rurais participantes.
Entre as atividades desenvolvidas ao longo de oito meses de acompanhamento gratuito está a realização de Dia de Campo, para troca de experiências e conhecimentos. Em São Domingos¸ no oeste catarinense, o evento foi realizado neste mês na propriedade da família de Gustavo Valgoi, na comunidade de Linha São Brás. A atividade foi organizada pelo Sebrae/SC e pela Epagri.
Os apicultores participantes puderam adquirir conhecimentos, fortalecer seu compromisso com a conservação das abelhas e aprimorar as técnicas de manejo responsável das colmeias. As práticas têm como objetivo formar enxames grandes e populosos no período que antecede as grandes floradas na natureza para garantir uma produção elevada de mel.
DIA DE CAMPO
O engenheiro agrônomo da Epagri, Denis da Silva, explicou sobre diversos assuntos relacionados à apicultura, como alimentação adequada das abelhas, troca de favos velhos, divisão de enxames e substituição de rainhas. Ele começou destacando a importância do cuidado necessário com a alimentação complementar, que é uma estratégia fundamental para esse período e que tem como função estimular e garantir o constante desenvolvimento do enxame.
Silva reforçou que a troca de favos velhos por lâminas novas de cera alveolada é uma prática importante na apicultura porque proporciona benefícios para saúde e produtividade das colmeias. A ação fortalece os enxames e aumenta significativamente a produção.
A divisão de enxames, segundo o engenheiro agrônomo, é uma técnica simples que permite criar novos enxames a partir de colmeias mais fortes e previne o enxameamento natural. Durante o Dia de Campo os apicultores aprenderam como identificar colmeias saudáveis e escolher as melhores condições para dividir enxames.
Outro assunto abordado foi a troca de rainhas, medida que permite a revitalização das colmeias, melhora a genética das colônias, aumenta a produção de mel e fortalece as defesas contra doenças. Os apicultores aprenderam técnicas para a localização das rainhas dentro dos enxames, bem como as formas de introdução das novas rainhas selecionadas.
Para o engenheiro agrônomo a adoção desses manejos beneficiam os apicultores economicamente e contribuem para a saúde dos ecossistemas locais, a segurança alimentar e a manutenção da biodiversidade.
ALI RURAL
O programa é gratuito e tem duração de oito meses, com dez encontros presenciais, individuais e coletivos, além de apresentações, imersões, análises e palestras voltadas à inovação na prática.
A metodologia oferece a visão macro do negócio, com diagnóstico e soluções em cinco dimensões: marketing e vendas, melhorias de processos produtivos, novos produtos, redução de custos e controles gerenciais.
“O programa foi elaborado sob medida para o produtor rural para potencializar seus pontos fortes, realizar ações de melhoria do negócio, inovar com novos produtos, planejar a produção, realizar controles financeiros, reduzir custos e ampliar sua competitividade. Também possibilita acesso às tecnologias para alavancar a atividade, ferramentas para ampliar a divulgação e participação de feiras”, ressaltou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.
De acordo com o agente local de inovação rural, Juliano Collet, na região de São Domingos e municípios próximos o programa atende, desde abril deste ano, 15 apicultores e meliponicultores. A iniciativa contemplará um novo grupo de empreendedores rurais a partir de janeiro de 2024.
Os produtores rurais interessados em participar podem buscar mais informações em uma Unidade do Sebrae/SC mais próxima do seu município, a exemplo de Chapecó (Avenida Getúlio Vargas, nº 1183-N, no Centro), por telefone (49) 3330-2802 ou (49) 98858-1616, nas redes sociais da entidade ou ainda na Epagri de São Domingos.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
Na região de São Domingos e municípios próximos o programa atende, desde abril deste ano, 15 apicultores e meliponicultores (Foto: Juliano Collet).

Veja também

Voltar para (Blog)