Postado em 24 de Novembro de 2022 às 13h31

Empresários de Saltinho são orientados sobre processos licitatórios no evento Prefeitura Parceira

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
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O processo licitatório para a venda de produtos e/ou serviços à Administração Municipal é repleta de regras que precisam ser seguidas para que ocorra dentro da lei. Com o objetivo de capacitar os empresários do município de Saltinho quanto aos procedimentos legais, o Poder Público promoveu, nessa quarta-feira (23), o evento “Prefeitura Parceira”. A iniciativa foi desenvolvida através do eixo de Compras Públicas do Programa Cidade Empreendedora, realizado pela Prefeitura e pelo Sebrae/SC.
Se reuniram empresários locais que vendem ou possuem interesse em começar as relações comerciais com a Prefeitura por meio de licitações. O evento foi ministrado pela consultora em Compras Públicas credenciada ao Sebrae/SC, Michele Endler Menzel. “A Administração Municipal está empenhada em capacitar os empresários e levar informações sobre os processos licitatórios, facilitando assim o processo de compras públicas”, destacou.
Segundo Michele, a iniciativa tem como objetivo aproximar os micro e pequenos empresários locais do setor de compras e licitações da Prefeitura, os preparando para que se tornem fornecedores do órgão público e estimulando para que participem dos processos licitatórios. A consultora apresentou o Poder Público como parceiro do empreendedorismo local e esclareceu dúvidas sobre os trâmites legais, mostrando os caminhos para que os empresários tenham acesso e condições de se tornarem fornecedores do município.
Também foram apresentadas as vantagens desse canal de vendas e os benefícios previstos em lei para que a relação comercial entre a Prefeitura e os empresários seja satisfatória. A metodologia do encontro possibilita colocar frente a frente potenciais fornecedores e compradores da Prefeitura.
Thaís G. F. Z. de Campos é assistente administrativa na Construtora Senhore e participou do workshop. Para ela, o evento foi de extrema importância para orientar as pequenas empresas, que são maioria no município.
“Eu que trabalho com uma empresa que já fornece para a Administração Pública e vejo o quanto o suporte e assessoria faz a diferença. Muitas não fornecem produtos ou serviços por falta de conhecimento, de procura e de interesse e até pela mesmo pela questão da morosidade, que também é parte do processo, além da questão burocrática com a exigência de documentos, que é essencial neste processo para uma venda correta”, observou.
Thaís salientou que a assessoria que o Sebrae/SC presta para as pequenas empresas é a base para que os empreendedores saibam por onde começar a buscar e se interessar pelo processo de vendas por meio de licitação pública. “A Michele foi muito sábia em falar que quem compra mais no nosso país é a Administração Pública e elas compram de todos os tipos de segmentos comerciais. Foi uma palestra maravilhosa e esclarecedora”, concluiu.
Mateus Kuhn é da KM Consultoria Pública e presta serviço para o município de Saltinho na área de planejamento e gestão de políticas públicas. Na visão dele, o evento agregou muito valor. “Contribuiu para o desenvolvimento local em todos os segmentos e fará a diferença nos próximos anos para os pequenos e grandes negócios que têm como objetivo vender para a Administração Municipal. Agradecemos o apoio do Sebrae e a consultora Michele pela excelência do trabalho. O município vem dando grandes saltos em diversas áreas e essa é uma questão estratégica para o crescimento do município e das pessoas que escolheram investir e abrir um negócio na cidade”, observou.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o evento Prefeitura Parceira é uma ótima oportunidade para trocas entre a Administração e os pequenos empresários. “A intenção do Sebrae/SC é qualificar os empresários para que tenham condições legais de vender para a prefeitura e, da mesma forma, facilitar essa relação e aproximar o contato entre os dois lados”.
Trennepohl ressaltou que quando vendem para a Prefeitura, os empreendedores poderão usufruir dos benefícios previstos em lei e, consequentemente, contribuirão com o desenvolvimento econômico do município, fazendo com que Saltinho cresça e se desenvolva cada vez mais. “É a Prefeitura comprando das pessoas que vivem e produzem no município”.

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