Empresários de Guarujá do Sul recebem consultorias na área financeira
Iniciativa é da Sala do Empreendedor, que busca contribuir com o fortalecimento dos pequenos negócios do município
Quatorze empresas de Guarujá do Sul, no extremo oeste catarinense, foram beneficiadas com horas de consultorias presenciais e gratuitas no mês de junho. A intenção é contribuir com o fortalecimento dos pequenos negócios do município, otimizar processos internos e aumentar a competitividade dos negócios. A iniciativa é da Sala do Empreendedor de Guarujá do Sul, uma estrutura de referência ao atendimento das demandas do setor empresarial. Essa prestação de serviço é viabilizada pelo Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
A proprietária da Art Guarujá: Gráfica e Comunicação Visual, Andréia Salete Mayer Eberhardt, ficou sabendo das consultorias gratuitas disponibilizadas pela Sala do Empreendedor a intermédio de um grupo de WhatsApp para empresários locais. “Recebemos o consultor credenciado ao Sebrae/SC em nossa empresa essa semana e, durante duas horas, esclareci dúvidas e recebi orientações de como aprimorar os controles de receitas e despesas”, relata e empresária.
Andréia explica que o consultor forneceu uma planilha de controle formatada com as necessidades da empresa que possibilita visualizar melhor os resultados financeiros e fornece dados para tomada de decisão. “Essa iniciativa de disponibilizar consultorias gratuitas as empresas locais é muito válida, porque às vezes precisamos de auxílio e não sabemos a quem recorrer”, analisa a empreendedora. A empresa Art Guarujá: Gráfica e Comunicação Visual atua há três anos com serviços de impressão, comunicação visual e artes digitais.
O empresário Paulo Sérgio Andrioli e as auxiliares administrativas Marli Alves e Luana Ely Rangel da empresa Triângulo Esquadrias e Vidraçaria receberam, nesta semana, duas horas de consultoria individual e presencial na área financeira com o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Claudir Olímpio Gräf. Eles comentam que essa prestação de serviço foi uma ótima oportunidade para esclarecerem dúvidas nessa área e para adquirirem mais conhecimentos sobre gestão empresarial.
“Conversamos sobre custos de produtos, como realizar a precificação e o cálculo para margem de lucro. Também recebemos informações sobre custo fixo e variável da empresa e de que maneira esses dados impactam na competitividade ou contribuem para o planejamento estratégico da empresa”, relata Luana. Para ela a proposta das consultorias gratuitas é necessária para o desenvolvimento dos pequenos negócios de Guarujá do Sul. “Todas os empresários deveriam participar porque um olhar externo ao negócio vislumbra outras alternativas para execução dos processos internos”, analisa Luana.
Sala do Empreendedor
Entre os serviços disponibilizados estarão: atualização de informações; orientações para abertura, alteração ou baixa de empresa; formalização de microempreendedores individuais (MEIs); emissão de certidões e guias diversas; suporte para o preenchimento da Declaração Anual do MEI; auxílio para emissão de notas fiscais; apoio, divulgação e incentivo para participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais; assessoria na parte burocrática e documental para processos licitatórios e oferta de cursos, capacitações e consultorias.
O secretário da Indústria e do Comércio, Fabricio Wagner, ressalta que também são disponibilizadas consultorias gratuitas nas áreas de planejamento, legislação, marketing, recursos humanos, vendas e qualidade. “Os empresários interessados ou quem deseja empreender preencherão cadastro de inscrição informando em que área precisa de auxílio para, posteriormente, agendarmos horário de atendimento presencial com o consultor credenciado ao Sebrae/SC”, explica.
Os atendimentos são realizados na sede da Secretaria de Indústria e Comércio, no prédio da Prefeitura, no Centro. O horário de atendimento é das 8h às 12 horas, de segunda a sexta-feira.
Xanxerê intensifica medidas de desburocratização para abertura de empresas26/Jul/202226/07/22há 2 anos Terça-feira, 26 de Julho de 202226/07/2022A Administração Municipal de Xanxerê intensificou as medidas de simplificação de processos públicos para agilizar a abertura de empresas no município e reduzir o tempo de espera do empresário para iniciar a atividade econômica. O Município já conquistou recentemente a 8ª posição nacional no tempo médio de viabilidade......
Brasil: falta inteligência agrícola29/Out/202029/10/20há 4 anos Quinta-feira, 29 de Outubro de 202029/10/2020JOSÉ ANTÔNIO RIBAS JÚNIOR, Presidente da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV)...