Postado em 07 de Outubro de 2020 às 17h32

Empreendedorismo e inovação: conhecimento para a vida

Parceria entre Sebrae/SC e Unoesc instiga formação de profissionais preparados para um “novo mundo”

    Dez mil atendimentos de alunos e professores na área de educação empreendedora até o fim do ano. Essa é a meta proposta pelo termo de cooperação técnica assinado pelo Sebrae/SC – por meio do Programa Empreendedor do Futuro – e pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) – por meio da Agência de Inovação e Relações Institucionais (AGIR).
    Para atingir os objetivos, a universidade conta com a colaboração de docentes e estagiários para seleção de conteúdo, divulgação das atividades em diversas mídias e quantificação de acesso às ações. A instituição também dissemina as soluções disponíveis nos municípios onde está presente em território catarinense.
    Neste ano o plano de trabalho prevê a realização de 36 soluções do portal de educação empreendedora do Sebrae/SC para aplicação com discentes; 20 soluções do Sebrae/SC para execução com docentes e 36 seminários ou palestras temáticas relacionadas ao empreendedorismo e à inovação.
    A coordenadora estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/SC, Mariana Vitarelli, enfatiza que todas as atividades são embasadas no conceito de empreendedorismo para a vida. “Nosso objetivo é preparar os jovens para um mundo cada dia mais complexo, incerto e volátil. A intenção é instigar novas habilidades e novos comportamentos empreendedores desde o início da educação do indivíduo, intensificando ainda mais no ensino superior, quando o aluno pode conjugar suas competências socioemocionais com as técnicas relacionadas à sua formação”, destaca.
    De acordo com a gestora da cooperação técnica da Unoesc, Jéssica Romeiro Mota, a experiência tem sido fantástica para professores, alunos e funcionários, que têm a possibilidade de acessar as soluções do Sebrae/SC na busca de formação empreendedora. “A Unoesc vem há algum tempo trabalhando para estimular e sensibilizar a comunidade sobre a importância da inovação e do empreendedorismo. Esse apoio do Sebrae/SC vem coroar essas ações organizadas pela universidade. Só temos a agradecer e dizer que a receptividade tem sido grande, pois temos bastante demanda para participação das atividades em todos os campi” analisa ao comentar que os webinars são realizados semanalmente desde o mês de agosto.
    PROGRAMA EMPREENDEDOR DO FUTURO
    O Sebrae/SC entende que a educação empreendedora é um dos mecanismos de transformação mais importantes da cultura de um País. Para isso, busca promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino no território catarinense por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo.
    O Programa Empreendedor do Futuro tem como objetivo desenvolver a cultura do empreendedorismo junto aos atores envolvidos no ensino formal: professores, educadores, gestores, comunidade escolar e, especialmente, estudantes.
    A iniciativa oferece soluções educacionais específicas sobre o tema para cada nível da educação formal por meio das seguintes estratégias: estabelecimento de parcerias com as instâncias governamentais relacionadas à educação no Estado; sensibilização dos dirigentes das instituições de ensino sobre a importância do empreendedorismo como qualidade do profissional do futuro; apresentação do empreendedorismo como alternativa de carreira para os jovens; incentivo à pesquisa sobre educação empreendedora no âmbito acadêmico e disseminação do conhecimento sobre educação empreendedora entre o corpo docente das instituições de ensino.
    UNOESC
    A Unoesc foi fundada na década de 1960 e é mantida pela Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Localizada na mesorregião oeste catarinense, está presente nas seguintes cidades: São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Maravilha, Pinhalzinho, Xaxim, Xanxerê, Chapecó, Videira, Joaçaba, Capinzal e Campos Novos.
    A finalidade da instituição é contribuir com os processos de desenvolvimento, mediante a produção e a difusão do conhecimento e da cultura, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Atualmente, oferece mais de 50 cursos de graduação voltados ao desenvolvimento humano, social, cultural, científico e tecnológico. Conta com mais de 21 mil alunos.
    A universidade possui a AGIR, que é responsável por orientar e assessorar diversas startups com o objetivo de promover e desenvolver ideias e projetos inovadores, oferecendo aos pré-incubados meios de crescer e expandir seus negócios no mercado de trabalho.

    Veja também

    Voltar para (Blog)