Postado em 15 de Setembro às 11h06

Empreendedor de Pinhalzinho investe no cultivo de morangos

Identificação de demanda de mercado ocorreu durante curso gratuito, disponibilizado pelo Sebrae/SC e pela Administração Municipal

O empreendedor Vanderlei Hoffmann, do Morangos Hoffmann, no município de Pinhalzinho (SC), participou do Negócio Certo Rural.(Foto: Arquivo Pessoal)

Muitos empreendedores, depois de estruturar o negócio e alcançar determinada estabilidade, acabam acionando o “piloto automático” na gestão. Isso acontece porque são absorvidos pelas demandas diárias e pela necessidade de manter a operação para cumprir com os prazos. Essa rotina mecânica pode gerar uma sensação de conforto porque os processos estão seguindo, mas também dá impressão de estagnação, em que o empreendedor não vislumbra novas perspectivas.
O caminho para evitar uma gestão mecânica é buscar constante atualização, seja por capacitações ou consultorias. Essa postura de renovar conhecimentos favorece a identificação de tendências de mercado, o reconhecimento de novas oportunidades para o negócio, o aprendizado de novas ferramentas de gestão e ainda a percepção de inserção em novos mercados.
A formação contínua renova a visão de futuro e desperta a motivação. Esse foi um dos principais aprendizados do empreendedor Vanderlei Hoffmann, do Morangos Hoffmann, no município de Pinhalzinho (SC), ao participar do Negócio Certo Rural (NCR), do Sebrae/SC. O curso oferece ferramentas e conteúdos para que empreendedores rurais possam melhorar a administração de propriedades existentes ou implantar novos empreendimentos, a partir de um plano de negócios para que a atividade seja rentável.
IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES
Ao participar desse curso, em 2024, Hoffmann identificou novas oportunidades que poderia desenvolver na propriedade e incrementar a renda familiar, já que atuava com fumo e grãos (milho, soja e trigo). Segundo ele, durante os encontros os participantes elencaram matérias-primas que possuem demanda na região, porém faltam produtores suficientes para ofertar esses itens. “O que mais marcou foi esse novo olhar de observar e ter sensibilidade para as necessidades do mercado, porque muitas vezes achamos que só determinada atividade é rentável”, explicou Vanderlei.
Ele citou como exemplo de demandas regionais o morango, o peixe e o limão. “Se observar, são atividades que podemos agregar à propriedade, porém antes não tínhamos levado em consideração. Culturalmente priorizamos o plantio do milho, fumo e soja”, analisou. Antes de ingressar em um novo negócio o empreendedor levou em consideração outros aspectos, como: investimento necessário em estruturas físicas, custos fixos e variáveis, mão de obra mínima e desgaste para exercer a função, além de elaborar previsões de lucro e retorno do valor aplicado.
“Busquei informações com outros produtores que têm experiência na produção de morangos. Analisei os aspectos positivos e negativos da atividade. Também me informei com instituições financeiras sobre possibilidades de financiamentos. Com o planejamento feito comecei em 2024 a construir a primeira estufa e fiz o primeiro plantio em março deste ano”, relembrou o empreendedor. Justamente, neste período inicial de seu novo negócio viralizou nacionalmente o “morango do amor”, com elevada procura pela fruta. Isso motivou Vanderlei a construir mais duas estufas.
As expectativas do empreendedor são positivas, uma vez que a colheita do morango iniciou neste mês de setembro. “Já colhemos frutas com 83 gramas”, comemorou Vanderlei. No período de temperaturas mais baixas ele estava colhendo oito quilos por dia de uma estufa. A expectativa é de atingir 8 mil quilos por ano, uma vez que cada pé de morango consegue produzir em torno de um quilo/ano.
SAIBA MAIS SOBRE O NEGÓCIO CERTO RURAL
A gestora do Programa Cidade Empreendedora na região oeste, Gabriela da Costa Heming, explicou que o curso tem entre seus objetivos oferecer conhecimentos de empreendedorismo e gestão para a propriedade rural; auxiliar na criação de um plano de negócio estruturado para suas atividades rurais; analisar a viabilidade de negócios e a organizar finanças; incentivar a criação de novas oportunidades e a inovação em produtos e serviços rurais; e contribuir para que o empreendedor veja a propriedade rural como um negócio, aumentando a profissionalização.
A metodologia compreende as seguintes temáticas: realize o diagnóstico da propriedade rural; identifique ideias de negócio; descreva o negócio; verifique a viabilidade do negócio, organize e administre. A carga horária é de 46 horas, sendo 40 horas de instrutoria (cinco encontros de oito horas cada) e seis horas de consultoria (duas horas em sala de aula e quatro horas na propriedade).
Em Pinhalzinho, essa iniciativa foi disponibilizada pelo Programa Cidade Empreendedora, que é uma iniciativa do Sebrae/SC em parceria com a Administração Municipal, através da Sala do Empreendedor e a Secretaria Municipal de Agricultura.
A agente de desenvolvimento e atendentes da Sala do Empreendedor, Clédia Inês Jacobi Thome, destaca que o Poder Público realiza ações voltadas para todos os empreendedores locais. “Não focamos em nenhum setor, bem pelo contrário, buscamos atender a todos. Assim, anualmente realizamos no mínimo uma capacitação exclusiva voltada ao empreendedor rural”. Até o momento foram uma turma do Negócio Certo Rural em 2024 e duas edições do Empretec Rural.
“Foi uma oportunidade incrível aos empreendedores da agricultura, na qual tiveram à sua disposição uma capacitação mais longa e que agregou muito na formatação e na organização das suas empresas, principalmente para ampliar o faturamento e a lucratividade. No NCR, temos essa experiência exitosa do Morangos Hoffmann, que é uma ideia que nasceu dentro do curso, foi formatada e tirada do papel e hoje está dando muito certo”, enfatizou Clédia.
SOBRE O SEBRAE
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoia milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.   

Ao participar desse curso, Hoffmann identificou novas oportunidades que poderia desenvolver na propriedade e incrementar a renda. (Foto: Arquivo Pessoal)

Com o planejamento feito começou em 2024 a construir a primeira estufa e fez o primeiro plantio em março deste ano. (Foto: Arquivo Pessoal)

As expectativas do empreendedor são positivas, uma vez que a colheita do morango iniciou neste mês de setembro. (Foto: Arquivo Pessoal)

expectativas do empreendedor são positivas, uma vez que a colheita do morango iniciou neste mês de setembro. (Foto: Arquivo Pessoal)

Veja também

Voltar para (Blog)