Postado em 01 de Setembro de 2020 às 15h31

Lesões no joelho: saiba se a prática de exercícios físicos é benéfica ou prejudicial

Médico explica quais as estruturas do joelho mais suscetíveis a lesões e como preveni-las

A articulação do joelho é considerada uma das mais complexas e propensas às lesões no corpo humano. Por ser responsável pela sustentação de aproximadamente 70% da massa corporal e por ser fundamental para o sistema locomotor está exposta à sobrecarga, principalmente com a prática de atividades físicas intensas. Fraturas por estresse, tendinite, rompimento do ligamento cruzado anterior e traumas no menisco são as principais lesões acometidas nessa área. Mas será que o excesso de exercícios físicos pode comprometer essa articulação?
De acordo com o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, pesquisas comprovam que é possível realizar atividades físicas e manter os joelhos saudáveis. Um dos estudos de instituições americanas acompanhou 2,6 mil pessoas durante dez anos e revelou que os amantes de corrida não demonstravam maior risco para desenvolver osteoartrite no joelho (processo inflamatório e degenerativo crônico) no comparativo de pessoas que nunca experimentaram a atividade.
Outro estudo que corrobora a importância dos exercícios físicos e os isenta de possíveis lesões no joelho é da Universidade de Brigham Young, dos Estados Unidos. Os pesquisadores avaliaram sinais inflamatórios na articulação de homens e mulheres na faixa etária de 18 a 35 anos, antes e depois da corrida. O resultado comprova que os índices de inflamação na região caíram após 30 minutos de atividade.
Reichmann orienta que uma alternativa para prevenir possíveis lesões nos joelhos é praticar exercícios sob a orientação de um profissional especializado, que contribuirá para o fortalecimento da musculatura, melhoria do condicionamento físico e aumento da flexibilidade. A prática da musculação ou ginástica deve ser iniciada com cargas leves para proporcionar uma base nas estruturas de fixação (nos tendões e nos ligamentos) antes de absorver cargas maiores. O aquecimento dos músculos específicos envolvidos nos exercícios e o alongamento prévio são fundamentais antes da atividade intensa.
“Os exercícios também podem ser realizados com caneleiras ou em aparelhos específicos, dependendo de cada caso. Porém, é importante respeitar os limites da dor, a amplitude articular e os níveis de força para não sobrecarregar as articulações e gerar fortalecimento muscular para as estruturas que protegem o joelho”, argumenta Reichmann ao ressaltar a importância de manter uma postura adequada e de executar corretamente os movimentos.
O médico lembra que algumas doenças dos joelhos merecem atenção redobrada durante a prática de atividades físicas. Dentre as mais comuns estão: condromalácia (amolecimento e desgaste da articulação) e frouxidão ligamentar (ligamentos ficam esgarçados). “Essas patologias devem ser tratadas imediatamente para não agravar o quadro clínico. A regra de ouro é não negligenciar incômodos na região. Os sinais de alerta compreendem: dor de início súbito e persistente, dificuldade de movimento, estalos e inchaços nas articulações”, comenta Reichmann. Ao confirmar a lesão, o médico indica uma reabilitação com fisioterapia para auxiliar na cicatrização e exercícios específicos para fortalecimento das áreas afetadas, além de intervenção cirúrgica conforme a gravidade do caso.

Veja também

A importância do ato cooperativo17/07/23 LUIZ VICENTE SUZIN Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC)...
Ansiedade x rendimento profissional04/01 Rito foi realizado na manhã desta quinta-feira, 4 de janeiro. Durante a solenidade, que foi restrita, ele destacou que o desenvolvimento territorial será uma das prioridades da sua gestão...

Voltar para (Blog)