Elaboração de projetos e captação de recursos é tema de capacitação regional do Cidade Empreendedora em Chapecó
Captação de recursos é uma competência especial, que bem conduzida pode viabilizar projetos e iniciativas da administração pública. Para auxiliar os servidores municipais nessa tarefa o Sebrae/SC promoveu, nesta semana, o Curso Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, no Hotel Slaviero Essential Chapecó. Participaram aproximadamente 22 representantes dos municípios que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora das regiões oeste, extremo oeste e meio oeste catarinense. São eles: Caibi, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Galvão, Maravilha, Pinhalzinho, São Carlos, Saudades, Seara, Xanxerê, Xaxim e Zortéa.
No curso foi apresentado o conceito de captação, seus princípios e requisitos e explorados os seus fundamentos, a partir da construção de um plano de captação de recursos e do debate sobre os vários aspectos dessa competência. A exemplo dos desafios enfrentados para elaborar projetos e captar recursos, potencialidades, elaboração de propostas e formulários, identificação do impacto que se quer gerar, comunicação e sustentabilidade do projeto, modelos de financiamento, metas e estratégias, prioridades de potencial financiadores e comunicação efetiva.
A instrutora e palestrante Tatiane de Jesus trabalhou também tópicos sobre o porquê captar recursos, em quais contextos os municípios estão inseridos na captação e quem são os financiadores que proveem recursos para o Poder Público (Governo Federal, organizações estrangeiras, setor privado). Além disso, explicou sobre análise de editais que convocam possíveis organizações e governos para poderem financiar recursos, como elaborar bons projetos, suas principais características e a importância de alinhar a iniciativa com os propósitos dos financiadores.
“A captação de recursos, no final das contas, está voltada ao apoio das políticas públicas e seus projetos. Então, é muito importante que os servidores municipais possam visualizar essa tarefa com novos olhares. A gente sabe que os recursos sempre foram limitados, isso é um fato, que as condições que vivemos após a pandemia impactaram a todos, mas a intenção do curso foi de incentivar a analisar a captação com a visão do que pode ser feito para melhorar o uso dos recursos públicos e como podemos buscar novas fontes”, explicou Tatiane.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, instigou os participantes que desejam atuar especificamente com desenvolvimento econômico e captação de recursos a incluírem em seu radar a inovação. “Precisamos de uma participação maior dos municípios nessa inserção da inovação, porque sem ela não saímos do lugar onde estamos. Em nenhuma outra época tivemos tanta oportunidade de fazer as pessoas crescerem e entrarem no circuito de população economicamente ativa e desenvolvimento empresarial como temos hoje. Antigamente uma empresa levava décadas para obter sucesso ou faturamento de milhões, mas agora é possível obter esses recursos em um tempo bem menor”, argumentou Trennepohl.
O consultor articulador do Programa Cidade Empreendedora no oeste Américo do Nascimento Junior enalteceu a importância da capacitação ao citar como exemplo que para uma Prefeitura solicitar uma emenda parlamentar precisa de projeto. Ele também reforçou a contribuição da plataforma Cidade Única que fornece indicadores para um diagnóstico mais preciso, um planejamento eficaz e dados para subsidiar busca de recursos e defesa dos projetos. A solução foi desenvolvida pela parceria entre o Observatório de Negócios do Sebrae/SC e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), por meio do Observatório FIESC, e está disponível aos municípios catarinenses que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora.
Aviso de pauta: lideranças do Oeste catarinense visitam projeto de pesquisa com cereais de inverno em Chapecó24/Set/202124/09/21há 3 anos Sexta-feira, 24 de Setembro de 202124/09/2021Na próxima segunda-feira, 27, às 9h, o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e os deputados estaduais da Bancada do Oeste visitarão o Projeto de Pesquisa com Cereais de Inverno no Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Cepaf) para acompanhar o andamento do projeto e os primeiros resultados. O experimento com cereais......
EM MARÇO Inscrições abertas para os cursos gratuitos do Senar/SC no Meio Oeste24/Fev/202324/02/23há 2 anos Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 202324/02/2023Com a intenção de preparar e qualificar os produtores rurais para o uso das tecnologias e boas práticas de produção, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado......
Programa Cidade Empreendedora é lançado em Maravilha11/Dez/202311/12/23há 1 ano e 4 meses Segunda-feira, 11 de Dezembro de 202311/12/2023Parceria entre Administração Municipal e Sebrae/SC inaugurou a Sala do Empreendedor...