Efapi 2025: pulseira de identificação que acolhe a todos
Uma ação de cuidado e inclusão da Unimed Chapecó, em parceria com a Guarda Municipal, transforma a experiência na feira
A Efapi, que reúne um grande público diariamente, exige atenção especial à segurança, e a identificação por pulseiras, embora simples, tem se mostrado uma solução eficaz para agilizar reencontros e evitar momentos de tensão para famílias e equipes de segurança. Foto: (Bruna Leticia Roman/MB Comunicação)
A Efapi 2025, um dos maiores eventos multissetoriais do Sul do país, movimenta Chapecó e toda a região oeste de Santa Catarina. Milhares de visitantes passam diariamente pelo parque de exposições, em busca de negócios, lazer, cultura e entretenimento. Para garantir que a experiência de todos seja mais segura e inclusiva, a Unimed Chapecó realiza uma importante ação em parceria com a Guarda Municipal: a distribuição de pulseiras de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência auditiva e deficiência oculta.
A ação está em prática desde os primeiros dias da feira e recebe elogios dos visitantes. O objetivo é proporcionar mais tranquilidade durante a circulação pelo parque, evitar situações de desencontro e facilitar a localização rápida de familiares, caso alguém se perca. Os portões um e dois da Efapi contam com pontos de apoio especialmente preparados para a entrega das pulseiras. Esses espaços foram preparados para o atendimento, onde pais e responsáveis informam a condição da criança ou pessoa com deficiência, recebem orientações e realizam a identificação de forma prática, rápida e segura.
A ação integra um conjunto de medidas que reforçam a presença da Unimed Chapecó na feira, além do apoio institucional. A cooperativa também disponibiliza ambulância e equipe médica para atendimento emergencial durante todo o evento, amplia a rede de proteção e cuidado aos visitantes. A Efapi, que reúne um grande público diariamente, exige atenção especial à segurança. A identificação por pulseiras, embora simples, tem se mostrado uma solução eficaz para agilizar reencontros e evitar momentos de tensão para famílias e equipes de segurança.
Para muitos visitantes, a iniciativa representa um gesto concreto de cuidado e inclusão. Um exemplo é Fernanda Eberle, de 39 anos, moradora de Chapecó, que possui Síndrome de Down. Ela recebeu a pulseira assim que chegou ao parque, acompanhada da mãe, Arlei Eberle. Visivelmente feliz, Fernanda falou sobre a importância de participar da feira com mais segurança. “Eu amo vir na Efapi! Gosto de passear, me divertir, conversar com amigos e abraçar todo mundo. Agora se eu me perder da minha mãe, vão me encontrar”, disse sorrindo.
A mãe, emocionada, destacou o alívio de contar com o recurso. “É importante ter essa identificação. Porque ela pode acabar se perdendo, e se não tivesse essa pulseirinha aqui, seria difícil encontrá-la. Eu só tenho ela. Não posso nem pensar em perder a minha menina no meio de tanta gente e nesse parque enorme. Ela é muito comunicativa, alegre, ama abraçar as pessoas, conversa com todo mundo, não dá para tirar o olho dela, pois é muito sociável, imagina aqui no meio de coisas lindas, interessantes e com tantas pessoas. Mesmo a gente cuidando muito, em um piscar de olhos pode se perder facilmente”, relatou Arlei.
O presidente da Unimed Chapecó, Dr. Geraldo Córdova, ressaltou o impacto social da ação. “A Efapi é um evento gigante, que reúne milhares de pessoas e qualquer desencontro pode gerar angústia. As pulseiras oferecem tranquilidade e permitem que as famílias aproveitem a feira com mais segurança e acolhimento”, afirmou.
A ação das pulseiras faz parte de uma política de inclusão da Unimed Chapecó, implantada inicialmente em seus serviços de saúde em 2023. Desde então, as pessoas recebem identificações especiais que ajudam na comunicação e na proteção em diferentes contextos.
A Efapi 2025 segue até 19 de outubro, reúne expositores, visitantes e atrações de diversas áreas. A expectativa é que milhares de pessoas ainda passem pelo evento nos próximos dias, com mais segurança e acolhimento garantidos.
A ação das pulseiras faz parte de uma política de inclusão da Unimed Chapecó, implantada inicialmente em seus serviços de saúde em 2023. Foto: (Bruna Leticia Roman/MB Comunicação)
A Unimed Chapecó está presente na Efapi 2025 e também disponibiliza ambulâncias, equipes médicas para atendimento emergencial durante todo o evento e oferece rede de proteção e cuidado aos visitantes. Foto: (Bruna Leticia Roman/MB Comunicação)