Postado em 31 de Maio de 2022 às 16h08

ACIC alinha ações com os seus representantes nos conselhos municipais

Conselheiros se reuniram nesta semana para relatar iniciativas e trocar informações
 

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Explanar sobre as iniciativas e as pautas dos conselhos municipais e de outras entidades e de que maneira a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) pode contribuir nos pleitos. Esses foram os temas de reunião nesta terça-feira (31) entre a diretoria da entidade e os seus representantes nos diversos conselhos. O objetivo também foi alinhar propósitos e ações de interesse da classe empresarial e da comunidade.
            O diretor de Representação em Conselhos, Willian Cezar, falou da relevância estratégica dos representantes da ACIC em 40 conselhos municipais. “A ACIC é uma entidade empresarial que discute assuntos de interesse do setor, mas também está aberta e contribui com a comunidade como um todo. A participação nos conselhos, sugerindo, ajudando, observando demandas e levando soluções é parte disso”.
            Os conselheiros relataram iniciativas que contribuíram para a assinatura, neste mês, da ordem de serviço para a construção de um amplo e moderno pavilhão no Parque de Exposições Tancredo Neves, onde é realizada a Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro), organizada pela ACIC; para a busca de melhorias no sistema de coleta de resíduos no município e ações no setor de saúde, segurança e abastecimento de água, entre outras.
            O presidente da ACIC, Lenoir Broch, expôs a atuação da entidade nas questões de infraestrutura, com ênfase nas ferrovias. Destacou que oito entidades patrocinaram o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) do ramal da Ferroeste entre Cascavel e Chapecó. “Esse estudo custou R$ 750 mil e foi doado para a Ferroeste anexar aos demais estudos do Governo do Paraná para posterior oferta em leilão para a iniciativa privada. A intenção é acelerar os encaminhamentos e a atratividade da inciativa privada em explorar todo o trecho da futura concessão, de Maracajú (MS) a Paranaguá (PR), e os ramais de Cascavel a Chapecó e de Cascavel a Foz do Iguaçu”.
Ao participar dos conselhos, a ACIC colabora na formulação de ideias e projetos para o município. “Organizamos melhor isso com a criação da Diretoria de Representação em Conselhos em 2020 e atuamos para sempre estarmos próximos e trocar informações”, frisou o 1º vice-presidente da ACIC, Helon Rebelatto. Os conselheiros estão inseridos em locais nos quais são discutidos temas relevantes e tomadas decisões importantes para o desenvolvimento em diversos setores. “Essa participação é de extrema importância. É nos conselhos que podemos sugerir, planejar, colaborar e cobrar. Precisamos ser ativos com as melhorias para o município e os resultados do que se debate nos conselhos impactam na classe empresarial e em toda a comunidade”, enfatizou.
Entre os conselhos em que a ACIC possui cadeiras estão universidades, o Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para a Região Oeste de SC, os Conselhos Municipais de Saúde, de Desenvolvimento Econômico, de Turismo, de Meio Ambiente e de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó, o Conselho da Comunidade da Comarca de Chapecó, o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, a Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER), o Verde Vida, a Credioeste e a GaranteOeste.
Willian salientou que a ACIC acompanha o trabalho dos conselheiros e está disponível para orientar e contribuir. “Muitos assuntos que entram nas pautas das reuniões são técnicos e exigem um preparo do conselheiro. Para isso, a entidade tem uma equipe e uma assessoria jurídica que pode auxiliar no debate e nas decisões de assuntos importantes. O papel do conselheiro é fundamental, pois contribui para pensar e planejar o futuro do município, além de fortalecer a atuação da Associação na comunidade”, frisou, ao acrescentar que o objetivo é somar e colaborar com Chapecó.

Veja também

Voltar para (Blog)