Postado em 06 de Março de 2020 às 16h49

Educação empreendedora integra currículo escolar em Chapecó

Para este ano Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) beneficiará estudantes da EBM Anita Garibaldi e da Escola Parque Cidadão Leonel de Moura Brizola 

Incentivar os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade. Além de utilizar a educação como transformadora do sujeito, no incentivo à quebra de paradigmas e no desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores. Esses conceitos integram o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O primeiro passo para a execução dessa iniciativa ocorreu nesta semana com a capacitação sobre a metodologia do programa aos professores da rede municipal de Chapecó. Essa ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
Em Chapecó, foram capacitados aproximadamente 50 professores da EBM Anita Garibaldi e da Escola Parque Cidadão Leonel de Moura Brizola. Neste ano, serão contemplados 700 alunos do primeiro ao quinto ano dessas unidades escolares, que também integram o Programa Interdisciplinar de Combate e Prevenção à Violência (PROPAZ). Essa iniciativa do poder público local articula, fomenta e alinha políticas públicas voltadas à infância e à adolescente, visando à garantia dos direitos, o combate e a prevenção da violência e a disseminação da cultura da paz.
“Aproximadamente 80% dos educadores capacitados ainda não trabalharam com a metodologia do JEPP, o que será uma experiência desafiadora, mas que com certeza resultará em duas grandes feiras do fim do ano. Em Chapecó, o programa já foi realizado em 16 escolas municipais e o empreendedorismo passou a integrar o novo currículo municipal e sabemos que ainda há muito trabalho para ampliar a visão dos alunos e mostrar novas possibilidades com a formação de cidadãos ativos, reflexivos e empreendedores”, destaca a secretária de educação, Sandra Maria Galera.
De acordo com o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Cristiam Baldissera de Oliveira, o programa amplia, promove e dissemina a educação empreendedora. “O JEPP desperta atitudes voltadas ao empreendedorismo”, enalteceu. Entre as atividades desenvolvidas na capacitação com os professores, estão a abordagem dos quatro pilares da educação do século XXI conforme a Unesco: aprender a conhecer, ou seja, adquirir os instrumentos; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio; aprender a viver juntos para participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes. Além disso, na capacitação foram trabalhadas as dimensões da aprendizagem (cognitiva, operacional e atitudinal) e a transformação da educação com base nos aspectos sociais, ambientais, políticos e econômicos. 

Veja também

Apicultores do oeste aperfeiçoam e ampliam a produção de mel 08/09/22 Apicultores que integram o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no oeste catarinense participaram, recentemente, de cursos nos municípios de Águas Frias e Serra Alta. O objetivo foi aperfeiçoar ainda mais o......

Voltar para (Blog)