Educação empreendedora integra currículo escolar em Chapecó
Para este ano Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) beneficiará estudantes da EBM Anita Garibaldi e da Escola Parque Cidadão Leonel de Moura Brizola
Incentivar os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade. Além de utilizar a educação como transformadora do sujeito, no incentivo à quebra de paradigmas e no desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores. Esses conceitos integram o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O primeiro passo para a execução dessa iniciativa ocorreu nesta semana com a capacitação sobre a metodologia do programa aos professores da rede municipal de Chapecó. Essa ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
Em Chapecó, foram capacitados aproximadamente 50 professores da EBM Anita Garibaldi e da Escola Parque Cidadão Leonel de Moura Brizola. Neste ano, serão contemplados 700 alunos do primeiro ao quinto ano dessas unidades escolares, que também integram o Programa Interdisciplinar de Combate e Prevenção à Violência (PROPAZ). Essa iniciativa do poder público local articula, fomenta e alinha políticas públicas voltadas à infância e à adolescente, visando à garantia dos direitos, o combate e a prevenção da violência e a disseminação da cultura da paz.
“Aproximadamente 80% dos educadores capacitados ainda não trabalharam com a metodologia do JEPP, o que será uma experiência desafiadora, mas que com certeza resultará em duas grandes feiras do fim do ano. Em Chapecó, o programa já foi realizado em 16 escolas municipais e o empreendedorismo passou a integrar o novo currículo municipal e sabemos que ainda há muito trabalho para ampliar a visão dos alunos e mostrar novas possibilidades com a formação de cidadãos ativos, reflexivos e empreendedores”, destaca a secretária de educação, Sandra Maria Galera.
De acordo com o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Cristiam Baldissera de Oliveira, o programa amplia, promove e dissemina a educação empreendedora. “O JEPP desperta atitudes voltadas ao empreendedorismo”, enalteceu. Entre as atividades desenvolvidas na capacitação com os professores, estão a abordagem dos quatro pilares da educação do século XXI conforme a Unesco: aprender a conhecer, ou seja, adquirir os instrumentos; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio; aprender a viver juntos para participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes. Além disso, na capacitação foram trabalhadas as dimensões da aprendizagem (cognitiva, operacional e atitudinal) e a transformação da educação com base nos aspectos sociais, ambientais, políticos e econômicos.
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