Postado em 13 de Março de 2020 às 15h26

“Doce Natal de Caibi” transforma turismo de eventos do extremo oeste catarinense

Crescimento de 36% no faturamento bruto da praça de alimentação, incremento de 7% no lucro médio das entidades participantes e formalização de aproximadamente 90% das doceiras que comercializam produtos durante as festividades de fim de ano. Esses são alguns dos resultados obtidos no comparativo de 2018 a 2019 com o projeto “Doce Natal de Caibi”, uma estratégia da Administração Municipal para transformar a celebração tradicional em um produto turístico. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo poder público e pelo Sebrae/SC.
“O turismo foi definido como um eixo de atuação da Administração Municipal em 2017, por isso buscamos o Sebrae/SC para dinamizar esse setor e com esse apoio elaboramos o Plano Municipal de Turismo e debatemos a temática no Plano Estratégico para a Gestão Municipal (PEGEM)”, relata a diretora de desenvolvimento econômico e turismo, Claudia Rigotti Biasi.
A motivação para investir no turismo surgiu a partir da reflexão das potencialidades locais e os atrativos exclusivos do município. “Buscávamos uma atividade que fosse diferenciada e marcante, que os visitantes ao falar de Caibi lembrassem disso. A partir do Doce Natal elencamos como objetivo atrair e encantar pessoas com a nossa cidade, gerar fluxo turístico e, com isso, promover a geração de renda e de novas oportunidades para os munícipes”, comenta Claudia.
Na primeira edição do evento foram utilizados somente recursos do poder público e a programação contemplou atrações locais, festival gastronômico e de doces. Em 2018 os atrativos foram ampliados com o desfile do Papai Noel e a Banda do “Bom Velhinho”, que atraíram visitantes de 73 municípios diferentes. No ano passado, a ação foi promovida com recursos da Prefeitura e da iniciativa privada, o que proporcionou o incremento na decoração natalina, capacitações e incentivo à formalização de doceiras e artesãs. No Desfile de Natal participaram mais de 250 moradores.
“A programação elevou a autoestima à população, pois em 2019 recepcionamos mais de 15 mil turistas, de 112 cidades diferentes. Isso foi possível pela parceria de sucesso entre a Administração Municipal, entidades representativas e a população”, argumenta Claudia ao antecipar que o planejamento do Doce Natal de Caibi 2020 será finalizado neste mês. 

Veja também

Até segunda-feira (25): oportunidade gratuita para tirar a ideia do papel e abrir o negócio19/07/22 Estão abertas até a próxima segunda-feira (25), às 18 horas, as inscrições para a 3ª edição do Programa Nascer de Pré-Incubação de Ideias Inovadoras para o Ecossistema Catarinense de Inovação. O objetivo é auxiliar empreendedores a transforarem suas ideias de negócio em realidade. A iniciativa é da......
Rede de solidariedade na região oeste para produção de máscaras13/04/20 A escassez de equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais que exercem atividades essenciais motivou a formação de uma rede de solidariedade na região oeste catarinense. Empresários, entidades e......

Voltar para (Blog)