Postado em 12 de Janeiro às 11h21

Do campo ao mercado: Extremo Oeste se organiza para ampliar a ovinocaprinocultura

O evento será realizado em Dionísio Cerqueira e reunirá lideranças, técnicos e produtores para lançar projeto que pretende fortalecer a cadeia de ovinos e caprinos em toda a região
Na fronteira que une estados e movimenta o agronegócio do extremo oeste catarinense, um novo impulso para a ovinocaprinocultura está prestes a ganhar forma. No dia 27 de janeiro (terça-feira), a partir das 10 horas, será realizado o Lançamento do Projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste, em Dionísio Cerqueira, em um encontro que reunirá produtores, lideranças e instituições parceiras com o objetivo de fortalecer e ampliar a cadeia produtiva de ovinos e caprinos em toda a região. O evento ocorrerá na propriedade do ovinocultor Luiz Antônio Dalmagro, que possui uma ampla área no interior do município, em localidade estratégica por estar situada na divisa com o Paraná.
A programação prevê a presença de prefeitos e secretários municipais de Agricultura do extremo oeste, além de produtores que já fazem parte do projeto, com a proposta de integrar ainda mais o setor e estimular a adesão de novas propriedades e municípios. Também foram convidadas lideranças que enfatizam o caráter coletivo da iniciativa e a intenção de expandir e adensar o projeto em toda a região, principalmente no que diz respeito ao fortalecimento da cadeia como um todo, desde a produção no campo que passa pela organização e qualificação técnica, até a valorização do produto final no mercado.
Para o Sebrae/SC, o projeto marca um novo momento de organização e fortalecimento da cadeia produtiva regional, com foco em qualificação, integração e geração de oportunidades no campo. Segundo o gerente regional do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, a iniciativa foi construída para unir esforços e ampliar o alcance da atividade no Extremo Oeste.“O lançamento deste projeto representa um passo decisivo para fortalecer a ovinocaprinocultura no Extremo Oeste. A proposta é integrar produtores, municípios e instituições, levar mais assistência técnica, organização e gestão para que a atividade cresça de forma estruturada e ganhe cada vez mais competitividade na região”, destaca Udo.
Durante o lançamento, será realizada uma apresentação técnica do projeto com detalhes de como a iniciativa será conduzida, quais serão os eixos de atuação e de que forma os produtores e municípios poderão se inserir e se beneficiar. O encontro também destacará que o projeto envolve ações tanto dentro do escopo de atendimento em parceria com o Governo do Estado, quanto iniciativas específicas da ovinocultura regional, construídas com base nas necessidades do extremo oeste e no potencial produtivo local. A proposta é alinhar estratégias, organizar atendimentos e criar um ambiente favorável ao crescimento sustentável do setor, com foco em produtividade, sanidade, qualidade e gestão.
A participação de instituições como a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e a Chapecó Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), entre outros órgãos do governo estadual, também está prevista, o que fortalece o evento como um espaço de troca de informações, orientação técnica e articulação institucional. Além disso, o encontro contará com a presença da prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran, e de outras autoridades e lideranças regionais.
Além do momento técnico e institucional, o lançamento do projeto também terá um caráter de aproximação com o público e de valorização do produto. Por isso, está programado um almoço com degustação de cortes de cordeiro, iniciativa que busca apresentar, na prática, o potencial da carne ovina e que agrega valor à produção. A expectativa é de que o evento marque um ponto de partida para uma nova fase da ovinocaprinocultura no extremo oeste, com estimulação de investimentos, ampliação da base produtiva e consolidação da atividade como alternativa estratégica de renda e diversificação nas propriedades rurais.
SOBRE O SEBRAE                                                                                                                    
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoia milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
 
INFORMAÇÕES
Lançamento do Projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste.
Dia 27 de janeiro, às 10 horas, na Propriedade do ovinocultor Luiz Antônio Dalmagro.
Fazenda 2 Irmãos – Idamar – São Pedro Tobias – Dionísio Cerqueira/SC.
 

Veja também

Dia 9 de maio: Programa Almoço Empresarial da ACIC recebe Renovigi25/04/19 Investir em pessoas, tecnologias e inovações está no DNA da Renovigi Energia Solar, terceira maior distribuidora de painéis e inversores fotovoltaicos do Brasil. O CEO, Alcione Belache, relata a história de sucesso da......

Voltar para (Blog)