Do campo ao mercado: Extremo Oeste se organiza para ampliar a ovinocaprinocultura
O evento será realizado em Dionísio Cerqueira e reunirá lideranças, técnicos e produtores para lançar projeto que pretende fortalecer a cadeia de ovinos e caprinos em toda a região
Na fronteira que une estados e movimenta o agronegócio do extremo oeste catarinense, um novo impulso para a ovinocaprinocultura está prestes a ganhar forma. No dia 27 de janeiro (terça-feira), a partir das 10 horas, será realizado o Lançamento do Projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste, em Dionísio Cerqueira, em um encontro que reunirá produtores, lideranças e instituições parceiras com o objetivo de fortalecer e ampliar a cadeia produtiva de ovinos e caprinos em toda a região. O evento ocorrerá na propriedade do ovinocultor Luiz Antônio Dalmagro, que possui uma ampla área no interior do município, em localidade estratégica por estar situada na divisa com o Paraná.
A programação prevê a presença de prefeitos e secretários municipais de Agricultura do extremo oeste, além de produtores que já fazem parte do projeto, com a proposta de integrar ainda mais o setor e estimular a adesão de novas propriedades e municípios. Também foram convidadas lideranças que enfatizam o caráter coletivo da iniciativa e a intenção de expandir e adensar o projeto em toda a região, principalmente no que diz respeito ao fortalecimento da cadeia como um todo, desde a produção no campo que passa pela organização e qualificação técnica, até a valorização do produto final no mercado.
Para o Sebrae/SC, o projeto marca um novo momento de organização e fortalecimento da cadeia produtiva regional, com foco em qualificação, integração e geração de oportunidades no campo. Segundo o gerente regional do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, a iniciativa foi construída para unir esforços e ampliar o alcance da atividade no Extremo Oeste.“O lançamento deste projeto representa um passo decisivo para fortalecer a ovinocaprinocultura no Extremo Oeste. A proposta é integrar produtores, municípios e instituições, levar mais assistência técnica, organização e gestão para que a atividade cresça de forma estruturada e ganhe cada vez mais competitividade na região”, destaca Udo.
Durante o lançamento, será realizada uma apresentação técnica do projeto com detalhes de como a iniciativa será conduzida, quais serão os eixos de atuação e de que forma os produtores e municípios poderão se inserir e se beneficiar. O encontro também destacará que o projeto envolve ações tanto dentro do escopo de atendimento em parceria com o Governo do Estado, quanto iniciativas específicas da ovinocultura regional, construídas com base nas necessidades do extremo oeste e no potencial produtivo local. A proposta é alinhar estratégias, organizar atendimentos e criar um ambiente favorável ao crescimento sustentável do setor, com foco em produtividade, sanidade, qualidade e gestão.
A participação de instituições como a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e a Chapecó Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), entre outros órgãos do governo estadual, também está prevista, o que fortalece o evento como um espaço de troca de informações, orientação técnica e articulação institucional. Além disso, o encontro contará com a presença da prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran, e de outras autoridades e lideranças regionais.
Além do momento técnico e institucional, o lançamento do projeto também terá um caráter de aproximação com o público e de valorização do produto. Por isso, está programado um almoço com degustação de cortes de cordeiro, iniciativa que busca apresentar, na prática, o potencial da carne ovina e que agrega valor à produção. A expectativa é de que o evento marque um ponto de partida para uma nova fase da ovinocaprinocultura no extremo oeste, com estimulação de investimentos, ampliação da base produtiva e consolidação da atividade como alternativa estratégica de renda e diversificação nas propriedades rurais.
SOBRE O SEBRAE
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoia milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
Dia 9 de maio: Programa Almoço Empresarial da ACIC recebe Renovigi25/Abr/201925/04/19há 6 anos Quinta-feira, 25 de Abril de 201925/04/2019Investir em pessoas, tecnologias e inovações está no DNA da Renovigi Energia Solar, terceira maior distribuidora de painéis e inversores fotovoltaicos do Brasil. O CEO, Alcione Belache, relata a história de sucesso da......
Fundação Aury Luiz Bodanese planeja ações para 202117/Nov/202017/11/20há 5 anos Terça-feira, 17 de Novembro de 202017/11/2020Entidade mantida pela Aurora Alimentos prevê atividades para voluntários e comunidade em geral de fevereiro a dezembro...