Postado em 25 de Junho de 2021 às 15h59

Diretoria do Observatório Social de Chapecó é reeleita para o biênio 2021/2023

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
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O Observatório Social do Brasil (OSB) de Chapecó elegeu nesta semana o conselho de administração e o conselho fiscal para o biênio 2021/2023. A diretoria atual 2019/2021, presidida por Mário Miranda, foi reeleita e empossada em Assembleia Geral Ordinária, na Cantina do Cesec, com transmissão online para as demais lideranças. O evento seguiu todos os protocolos de prevenção à covid-19 orientados pelos órgãos de saúde.
O evento oportunizou avaliar as ações da gestão 2019/2021 que, segundo o presidente, tiveram resultados expressivos. Somente em 2020 a entidade acompanhou 224 licitações – número considerado significativo para um ano atípico, altamente impactado por uma pandemia. “Chegamos ao final da gestão com a missão cumprida. Nossa equipe de diretores se mostrou comprometida com as ações e, graças aos nossos mais de 120 voluntários, conseguimos levar a contento todas as atividades referentes à análise de licitações, acompanhamento de obras e outras iniciativas que aparecem para resolvermos ou darmos opinião”, avaliou Miranda.
Segundo o presidente, o objetivo agora é dar continuidade às ações desenvolvidas e buscar a reestruturação das nove comissões de trabalho e das comissões especiais. “Se conseguirmos criar essas comissões com um número adequado de pessoas, certamente nosso trabalho fluirá de maneira tranquila”.
O vice-presidente de controle social, Antonio Vivian, também enfatizou a expressão do trabalho feito pela entidade nos últimos dois anos.Tivemos excelentes resultados em tudo o que fizemos nesse período, especialmente nos setores que mais interessam à população, ou seja, na vigilância para uma boa aplicação dos recursos públicos e, principalmente, no que se refere à exigência da transparência e eficiência da Administração Municipal”.
OBSERVATÓRIO SOCIAL
O Observatório Social é uma forma organizada da sociedade civil atuar no monitoramento da aplicação dos recursos públicos. É formado por um grupo de cidadãos comuns que representa a sociedade de forma voluntária no acompanhamento dos gastos públicos, por entender que o que é público é de todos. A entidade de Chapecó conta com mais de 120 observadores voluntários, 18 empresas mantenedoras e acompanha, em média, 250 licitações por ano.
 O Observatório Social de Chapecó foi fundado em 2015 e começou a atuar em junho de 2016, tendo como membro fundador e primeiro presidente o empresário Armelindo Carraro. Em cinco anos de atuação, registra uma marca imponente no município: o trabalho da entidade em busca de maior controle social e mais transparência nas ações públicas contribuiu para a economia indireta de quase R$ 100 milhões no período.
Desde 2016, a instituição acompanhou 900 processos licitatórios em Chapecó, envolvendo R$ 456,9 milhões em recursos públicos. Deste montante, o município homologou R$ 362,8 milhões no período. A diferença entre os valores – R$ 94,1 milhões – é resultado da revisão e da adequação dos editais e certames, provocadas pela participação da sociedade, entre elas, o trabalho do Observatório.
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Presidente: Mario Miranda
Vice-presidente para Assuntos Administrativo-financeiros: Vilmar Luiz Mattiello
Vice-presidente Adjunto: Dilço Tessaro
Vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças: Armelindo Carraro
Vice-presidente Adjunto: Djalma Azevedo
Vice-presidente para Assuntos de Produtos e Metodologia: Fernando Ioris
Vice-presidente Adjunto: Jandir José Biavatti
Vice-presidente para Assuntos de Controle Social: Antonio Vivian
Vice-presidente Adjunto: Claudio Maia Machado
CONSELHO FISCAL
Andréia Fátima Trichês
Loris Bigolin    
Ednei Rebonatto    
SUPLENTES:
Larissa Saugo Piovesan
Súria Regina Sassi 
Everton Macedo
COMISSÃO ELEITORAL
Presidente: Cícero Luiz Pompeo
Loris Bigolin
Marcelo Barella

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