Postado em 19 de Julho de 2021 às 15h13

Evento de pré-lançamento reuniu autoridades e lideranças para apresentar a marca Saborense

Produtos têm características artesanais das receitas que são passadas entre as gerações, aliadas à segurança alimentar e ao diferencial sanitário de Santa Catarina

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
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Um evento de pré-lançamento realizado na última semana reuniu autoridades, lideranças e convidados para apresentar a marca Saborense - Sabor e Tradição Catarinenses, em Florianópolis. O evento foi realizado na Ponta D’Agulha Costelaria, na SC-401.
Os convidados tiveram a oportunidade de degustar diversos produtos da marca Saborense, como queijos (itálico ao vinho, parmesão e gouda), salames (copa, light, italiano e colonial), torresmo, morcilia, hambúrguer de costela, linguiças (ovelha, cabrito, sabor queijo, tomate e cebola), bacon, tripa grossa, costela janela, leitão inteiro e cordeiro.
O evento foi uma oportunidade para apresentação do projeto da marca, a sua história e a exibição de um vídeo institucional com depoimentos dos empresários participantes do projeto. Também foram apresentados produtos da marca e coletado informações e sugestões de consumidores.
Entre as autoridades presentes na apresentação estavam o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon; deputado estadual Marcos Vieira; vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri; presidente da Cidasc, Plinio de Castro; superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca; diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro; e o analista técnico do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani.
“Esse projeto é a soma de objetivos, mas acima de tudo, é uma busca por oportunidades. Vivemos um tempo de dificuldades, onde a concorrência faz parte do dia a dia e nos perguntamos até onde as nossas pequenas marcas, até onde a nossa história vai conseguir ser vendida. Numa viagem que fizemos à Europa conhecemos pessoas que não embalam simplesmente produtos, eles embalam a história deles. Aí nós percebemos que estamos perdendo de contar a nossa história, de gerações, porque não conseguimos ter uma grande marca e atingir uma grande rede porque nossa produção é pequena. O objetivo deste pré-lançamento é fazer com que Santa Catarina conheça um pouco melhor os produtos oriundos dessa terra” afirmou o presidente da Saborense, Wolmir de Souza.
Um dos empresários presentes no evento, Cleber Scalco fez um agradecimento em nome dos 40 empresários envolvidos no projeto. “Nosso desejo era criar uma marca coletiva, e foi a partir disso que nasceu a equipe e um projeto piloto. Fizemos viagens para aprimorar a cultura do familiar, e cá estamos hoje, unindo esforços de vários parceiros nesse projeto”, disse.
Segundo o analista técnico do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, para a concepção desse projeto foi fundamental o entendimento de todos sobre a oportunidade de cooperação, a aplicação da metodologia de central de negócios, a interação e a geração de confiança, que garantiram o encaminhamento para as ações de mercado. “Um grupo que defende a origem, a originalidade desses produtos e se propõe a conquistar o mercado e a confiança dos consumidores, nos fortalece economicamente. O resultado são produtos diferenciados que muito lembram as características e os sabores do povo catarinense. Queremos agradecer a oportunidade de convivência e aprendizado e nos colocar à disposição dos novos desafios que estão por vir”, reforçou.
Para o secretário Luciano Buligon, o projeto traz grandes valores do Estado. “Foi da cozinha da nossa mãe que transformamos a nossa economia e mostramos para o mundo como se faz uma economia baseada na qualidade, tendo Santa Catarina como o Estado que mais transforma proteína vegetal em proteína animal. Este projeto é a cara dos catarinenses, do desenvolvimento e veio para ficar, porque tem valor”, disse.
O deputado Marcos Vieira cumprimentou todos os empresários e parabenizou a iniciativa e os esforços ao longo dos anos para tornar esse projeto possível. “Qual é o segredo de Santa Catarina ser esse gigante na produção de alimentos? Agricultura familiar e pequenas e médias propriedades. Nós não temos grandes latifúndios, mas temos a produção da agricultura familiar. A Saborense é a somatória de pequenas agroindústrias que estão querendo conquistar espaço no mercado catarinense e no mercado nacional. Aliás, Santa Catarina é rica no cooperativismo e associativismo, então isso é muito importante para nós”, concluiu.
A iniciativa é da Cooperativa de Produção e Consumo Saborense, que tem por objetivo centralizar as vendas das indústrias associadas ao projeto de marca coletiva.
RESGATE HISTÓRICO
Tudo começou com a fundação da Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina (ASAASC) em 2016, com sede em Concórdia. O objetivo inicial foi de estruturar a “Central de Negócios”, voltada ao desenvolvimento de pequenas empresas e do território onde estão instaladas. As primeiras ações estiveram voltadas às compras coletivas.
Com o fortalecimento dessa união e em busca de novos mercados, 15 frigoríficos do oeste catarinense criaram a marca Saborense, desenvolvida com apoio do Sebrae/SC e do Instituto Nacional da Carne Suína (INCS).
Para o conceito da marca coletiva a ASAASC também contou com apoio do Sistema “S” (Sebrae, Faesc/Senar, Fiesc/Senai, Senac) e Unochapecó. Em 2020, foi instituída a marca coletiva, com identidade própria e formalizada a cooperativa para centralizar as vendas dos produtos.
Atualmente, são associados 40 frigoríficos. Os produtos têm características artesanais das receitas que são passadas entre as gerações, aliadas à segurança alimentar e ao diferencial sanitário de Santa Catarina.
 
Texto: Sebrae/SC
 
 
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