Dia das Mães promete fortalecer as vendas neste fim de semana
Considerada uma das datas mais esperadas pelo comércio, o Dia das Mães celebrado neste domingo (8), promete fortalecer as vendas no comércio chapecoense. O município está entre os seis que fazem parte da pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC. De acordo com o levantamento, os consumidores pretendem gastar, em média, R$ 196,64, alta de 21% diante do ano anterior.
O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, frisa que o município vive um bom momento em relação à geração de empregos e isso é fundamental para movimentar a economia. Realça que, segundo dados da Prefeitura de Chapecó, o saldo de vagas novas neste ano é de 2.521. “Além de termos setores consolidados como agroindústria, construção civil, comércio e tecnologia, temos o privilégio de contar com excelentes potenciais em diversas áreas, o que atrai investidores e, consequentemente, aumenta a oferta de emprego. Isso reflete no desenvolvimento econômico e, tudo indica, que as vendas serão positivas nesta data tão significativa para as famílias e tão importante para o comércio, já que é a segunda que mais se destaca no ano, perdendo apenas para o Natal”.
Spohr lembra, ainda, que segundo o estudo da Fecomércio, pelo menos sete em cada dez consumidores deve ir às lojas nesta semana. Os dados apontam que as redes sociais (33,4%) são os meios de divulgação que mais influenciam na escolha do estabelecimento, à frente das vitrines (27,0%). O comércio de rua permanece como principal destino de compras (55,1%), alta de 4,5 p.p. frente ao ano anterior, seguido por shoppings centers (21,7%). A internet, que ganhou espaço desde o início da pandemia – de 3,8% em 2019 para 19,3% em 2021 – representa 17,7% neste ano.
Lideram a lista de presentes as roupas (30,7%), perfumes/cosméticos (16,6%) e calçados/bolsas (13,5%). Uma fatia considerável dos consumidores (16,6%) ainda está indecisa. Nos anos pré-pandemia os percentuais estavam abaixo dos 10% (3,7% em 2019 e 6,9% em 2018). Um aspecto que impacta diretamente no poder de compra dos consumidores é a inflação. Para adequar o presente ao orçamento, 79,4% devem realizar pesquisa de preço - 3,3 p.p. acima do ano passado e maior resultado para a data desde 2018.
Veja também
Voluntários organizam ensaio fotográfico para gestante internada19/Jun/202319/06/23há 2 anos Segunda-feira, 19 de Junho de 202319/06/2023A gestante Raquel dos Santos, de 33 anos, está internada no Hospital Unimed Chapecó e não tem previsão de alta (Foto: divulgação)....
Nesta sexta-feira (19/12): Faesc realiza assembleia geral on-line15/Fev/202115/02/21há 4 anos Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 202115/02/2021Videoconferência no dia 19 reúne diretoria da Federação e presidentes dos Sindicatos Rurais para prestação de contas do exercício 2020 ...
Parque da Efapi: estudo sugere melhorias27/Nov/201927/11/19há 5 anos Quarta-feira, 27 de Novembro de 201927/11/2019Elencar estratégias para sustentabilidade econômica, atender as demandas do mercado e estruturar o modelo de negócio foram os objetivos do encontro técnico sobre o projeto de revitalização do Parque de......