Dia das crianças: comércio prevê incremento de até 5% no volume de vendas em Chapecó
O avanço da vacinação, o retorno dos eventos e a normalização das atividades econômicas justificam previsão de boas vendas.
O avanço da vacinação e a retomada dos investimentos em quase todos os setores da economia são motivos que justificam o otimismo dos lojistas para as vendas do Dia da Criança, comemorado nesta terça-feira, dia 12. A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) prevê incremento entre 4% e 5% no volume geral de vendas.
A data é uma das mais importantes do calendário comercial, lembra o presidente da CDL, Clóvis Afonso Spohr, e tradicionalmente movimenta as vendas em Chapecó. “O controle da pandemia, o retorno às aulas presenciais, a gradual normalização das atividades são fatores que aumentam a taxa de confiança dos consumidores e estimulam as compras”, analisa Spohr.
O dirigente acredita que as famílias presentearão suas crianças “porque essa é uma ocasião que se assemelha ao Natal. A maioria tem uma criança para presentear, seja filho, sobrinho, neto, afilhado, primo ou outro grau de parentesco. Ver a felicidade estampada no rosto deles não tem preço. Esperamos boas vendas e uma excelente data para o setor”.
O ticket médio deve situar-se em torno de R$ 150 reais, de acordo com pesquisa da Federação das CDLs de Santa Catarina. As roupas, acessórios e brinquedos devem liderar os produtos de mais vendagem, seguido de itens eletrônicos, celulares, equipamentos para jogos.
O presidente da CDL Chapecó avalia que as vendas nessa época são prenúncio do comportamento dos consumidores para o fim de ano. Lembra que os consumidores, além de pesquisarem preços, estão atentos às promoções, à decoração das lojas e ao bom atendimento.
Há otimismo de parte dos lojistas que começaram a perceber melhora nas vendas a partir de julho e aos poucos o movimento tem ganhado corpo. A autorização para a retomada dos eventos para todos os públicos também incentiva as vendas.
Para atrair o público os lojistas apostam em promoções. “Acreditamos na retomada gradativa da economia e as datas comemorativas são importantes para isso”. Clóvis Spohr ressalta que o Dia das Crianças contempla um segmento mais específico, porém incentiva o consumo de um leque abrangente de produtos e serviços.
Veja também
FAESC, FAEP e FARSUL se unem em defesa dos fumicultores26/Jun/202026/06/20há 5 anos Sexta-feira, 26 de Junho de 202026/06/2020Manifesto assinado pelas Federações cobra cumprimento da Lei da Integração e maior rentabilidade ao setor...
Adequação de móveis para o mercado internacional29/Mai/202429/05/24há 1 ano e 5 meses Quarta-feira, 29 de Maio de 202429/05/2024A Semana da Indústria FIESC teve a programação especial por região envolvendo empresas para debates de melhorias em diversos setores ...