Postado em 22 de Março de 2021 às 11h11

Dez medidas que a ACIC implementou em 2021 para o enfrentamento à pandemia

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
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Desde o início da pandemia da covid-19 a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) tem atuado para auxiliar as empresas e a comunidade no enfrentamento da crise econômica e sanitária. Com o avanço acelerado da covid-19, quando mais uma vez muitos negócios precisaram fechar as portas, a entidade atualizou as ações que são promovidas desde março do ano passado e que devem ser novamente intensificadas. O presidente Nelson Eiji Akimoto reforça que a ACIC está aberta para dialogar com os associados, conhecer mais de perto os desafios que enfrentam e contribuir no que for possível.
            “Em março de 2020, logo na primeira semana quando foi decretada a paralisação das atividades econômicas não essenciais em todo o Estado, com muita rapidez lançamos as 10 medidas para enfrentamento à pandemia. Com o avanço da covid-19 e pelas demandas dos associados, ampliamos para 20 ações. Neste momento, as necessidades se transformaram. Por isso, reeditamos e atualizamos as medidas. Por meio do associativismo e da união de todos conseguiremos vencer mais esse grande desafio”, sublinha Akimoto.
 
1 - PARTICIPAÇÃO ATIVA NO COMITÊ DA ORDEM PÚBLICA
            A ACIC participa do Comitê da Ordem Pública, criado no início da pandemia e coordenado pela Prefeitura. É composto por autoridades de saúde e de segurança e líderes de entidades empresariais para monitorar a atual situação e propor ações.
 
2? - AÇÕES JUNTO AOS GOVERNOS
            A ACIC também mantém sua tradicional e constante atuação no engajamento com os poderes públicos. A intenção é reforçar o contato com representantes dos Poderes Executivo e Legislativo municipal, estadual e federal para desenvolver ações conjuntas relacionadas a negociações de tributos, redução de impostos, acesso facilitado a linhas especiais de crédito e outros benefícios para as empresas.
 
3? - CAMPANHAS DE APOIO A ENTIDADES BENEFICENTES
            A ACIC desenvolve campanhas que apoiam entidades beneficentes. Com o envolvimento do Núcleo de Academias é realizada campanha de doação de sangue para manter a regularidade dos estoques de sangue do Hemosc. Já o Núcleo de Gestão pela Excelência promove campanha de arrecadação de leite e outros suprimentos para a Associação dos Voluntários do Hospital Regional do Oeste (Avhro).
 
4? - CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA A CAMPANHA SOS CHAPECÓ E REGIÃO
            A ACIC participa da campanha SOS Chapecó e Região que busca levantar recursos para agilizar a compra de equipamentos, como respiradores, monitores e bombas de infusão, além de medicamentos e contratação de mão de obra na saúde. A campanha já arrecadou mais de R$ 2 milhões. A iniciativa é coordenada pelo Centro Empresarial de Chapecó (CEC) e tem a participação das 16 entidades filiadas. Doações de qualquer valor de empresas ou pessoas físicas podem ser feitas nas contas: Sicredi (748), agência 0258, conta corrente 71014-8; PIX 73211385000100, CNPJ 73.211.385/0001-00 (Centro Empresarial); e Sicoob (756), agência 3069, conta corrente 275.540-8, PIX 49984222332, igualmente em nome do Centro Empresarial. Todo o acompanhamento do fluxo das doações – aquisição, entrega e conferência – é feito pelo Observatório Social de Chapecó. Informações: (49) 3321-2800 (ACIC); (49) 3319-4300 (CDL) e (49) 3319-4600 (Sicom).
 
5? - TELE REUNIÕES COM ASSOCIADOS
            Para expor as ações da ACIC e conhecer melhor as demandas das empresas, serão feitas reuniões com os associados. A intenção é mostrar o que a entidade está fazendo, como as medidas podem contribuir com os empreendedores e o que mais pode ser feito para auxiliar neste momento de crise sanitária e econômica.
 
6? - FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO ACIC/GARANTEOESTE
            Disponibilizar recursos financeiros aos associados com facilidades de prazos e carência. Esse é o objetivo da ACIC com a criação do Fundo Garantidor ACIC/GaranteOeste. Cada micro e pequena empresa pode, de acordo com o seu plano de negócios, financiar entre R$ 10 mil e R$ 70 mil, com carência de três meses, prazos negociáveis e taxa de juros abaixo das praticadas pelo mercado. A ACIC fez um aporte para a criação do fundo, com contrapartida de instituições financeiras como o Sicoob MaxiCrédito e Sicredi que, juntos, totalizam um limite rotativo de R$ 2,4 milhões. O Fundo Garantidor tem a ACIC com a iniciativa de aporte, a GaranteOeste com a gestão da concessão das cartas de garantias e as instituições financeiras com a contrapartida no aporte. Informações: na GaranteOeste pelos telefones (49) 3025-4407 e (49) 3025-5955 ou pelo e-mail executivogaranteoeste@gmail.com e com ACIC pelo e-mail comercial@acichapeco.com.br
 
7? - ORIENTAÇÃO JURÍDICA E TECNOLÓGICA
O programa Plantão Jurídico faz atendimento aos associados. O objetivo é esclarecer dúvidas e auxiliar nas questões legais relativas ao momento provocado pelo novo coronavírus. Outra iniciativa foi a criação do programa Dúvidas Tecnológicas, um canal pelo qual as empresas podem esclarecer ações relacionadas à tecnologia, como ferramentas, gestão, vendas on-line e teletrabalho. O Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) contribui nesse processo. No site da entidade os associados também podem encontrar orientações nas áreas trabalhista, financeira, tributária, de saúde e bem-estar, entre outras. Acesse https://acichapeco.com.br/contra-coronavirus. Informações para ter acesso ao atendimento: secretariaexecutiva@acichapeco.com.br.
 
8? - MENTORIA SOLIDÁRIA
            Conectar profissionais experientes e auxiliar empreendedores que estejam com dúvidas ou passando por alguma dificuldade para gestão do seu negócio. Esse é o objetivo do projeto Mentoria Solidária. A ação é organizada pela Diretoria de Núcleos Empresariais e tem como mentores os nucleados da ACIC e demais empresários. A intenção é expandir o trabalho em rede feito pelos núcleos empresariais, fortalecer o associativismo e o trabalho colaborativo e auxiliar as empresas que precisam. O projeto é gratuito e não tem caráter de consultoria ou assessoria, mas sim de troca de experiências entre mentor e mentorado. Informações: nucleos@acichapeco.com.br.
 
9? - CLASSIFICADOS ACIC TELEGRAM E DESCONTO ACIC +
            Uma maneira para impulsionar os negócios, anunciando gratuitamente produtos e serviços. É isso que proporciona o Classificados ACIC no Telegram, uma campanha para contribuir com as empresas associadas no enfrentamento da crise. A divulgação das ofertas acontece por meio de um grupo criado no aplicativo Telegram. Nele, os associados podem anunciar seus produtos e serviços com nome da empresa, descrição do que é oferecido, contato, foto, entre outras informações. Entre no grupo através do link https://t.me/joinchat/CLeTY1BX484VmnWx83iVpA. A ACIC também oferece aos associados o Desconto ACIC +, uma rede exclusiva para empresas que integram a entidade. A iniciativa conta com uma rede de associados que oferecem descontos em empresas de saúde, educação, bem-estar e serviços. Para ter acesso aos descontos é só apresentar o cartão Util Card nos estabelecimentos parceiros. Confira no site: https://acichapeco.com.br/desconto-acic-. Informações: comercial@acichapeco.com.br.
 
10 - AQUECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA ECONOMIA LOCAL: SELO “PRODUZIDO EM CHAPECÓ” E “PEQUENAS AÇÕES, GRANDES ATITUDES”
            Para movimentar, valorizar e motivar as pessoas a comprarem das empresas locais, a ACIC lançou duas campanhas. O selo “Produzido em Chapecó” tem objetivo de valorizar as empresas, os produtos e os serviços locais. A ACIC propõe imprimir a marca de qualidade em cada material que leva o nome de Chapecó para todos os cantos do Brasil e do mundo. O selo pode ser aplicado nas vitrines, nos produtos, nas notas ficais, nas assinaturas de e-mail, nas comunicações feitas nas redes sociais e em todos os materiais que saem da empresa e ganham mercado. O selo está disponível no site da ACIC para download gratuito: www.acichapeco.com.br/selo. Para movimentar a divulgação da campanha, das empresas e seus produtos, poste fotos nas redes sociais marcando a ACIC. A campanha “Pequenas Ações, Grandes Atitudes” é um movimento para motivar a comunidade a aquecer a economia através de pagamentos antecipados. A iniciativa sugere que a comunidade compre dos micro e pequenos negócios. Durante a crise é importante continuar apoiando as empresas locais, tanto para a sua sobrevivência, quanto para o desenvolvimento socioeconômico. O objetivo é antecipar pagamentos como jardinagem, corte de cabelo, manicure e academia para fazer a economia girar.

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