Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária desenvolve programas de proteção do solo
O dia 15 de abril é dedicado à comemoração do Dia Nacional da Conservação do Solo, prática fundamental para a manutenção da produtividade e a proteção do meio ambiente. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária desenvolve o Programa Terra Boa; Programa Protegendo o Solo e Cultivando Água e o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ABC+SC.
Para acessar os programas, os produtores devem entrar em contato e fazer o cadastramento via Epagri de seu município. No Programa Terra Boa é disponibilizado o Kit Solo Saudável, visando fornecer especialmente sementes de cobertura para proteção e manutenção do solo.
O Programa Protegendo o Solo e Cultivando Água, tem por objetivo incentivar produtores rurais a implantar práticas conservacionistas e de manejo do solo. Por meio desse programa é apoiado o terraceamento e uso de plantas de cobertura de solo e para aquisição de equipamentos utilizados no manejo adequado das plantas de cobertura, como rolo faca e equipamentos de plantio direto. É disponibilizado por meio de financiamentos concedidos pelo Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), com prazo de pagamento de cinco anos, sem juros, e subvenção de 50% para os produtores que pagarem suas parcelas em dia.
Segundo secretário de estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto,o compromisso se consolida de forma integrada. “Por meio dos programas e do trabalho de campo realizado pelas empresas vinculadas, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária estimula os agricultores a acessarem programas de promoção a conservação do solo. Cuidar dos nossos recursos naturais hoje é pensar em sustentabilidade, é pensar nas futuras gerações”, enfatiza.
O cuidado com o solo é fundamental para a manutenção da produtividade e a proteção do meio ambiente. Conforme o diretor de cooperativismo e desenvolvimento rural da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Leo Kroth, “o solo é um recurso essencial, servindo como base para a agricultura, a infiltração da água e a sustentação da vida vegetal”. No entanto, explica ele, quando não manejado adequadamente, o solo está sob constante ameaça de degradação, pela ação da erosão e contaminação.
A SAR também desenvolve o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ABC+SC. O Plano busca tornar a agricultura catarinense mais sustentável, competitiva e adaptada às mudanças climáticas, consolidando o estado como referência em agropecuária de baixo carbono. As tecnologias ABC selecionadas têm o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de carbono.
Saiba mais: O Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído pela Lei Federal n°7.876 de 13 de novembro de 1989. A escolha da data foi em homenagem a Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos.
Legenda: Proteção do solo, no sistema de plantio direto de hortaliças
Crédito: Aires Mariga/Epagri
Informações à imprensa: Andréia Cristina Oliveira Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária imprensa@agricultura.sc.gov.br Fone: (48) 3664-4393
Veja também
Mill apresentará soluções para corte de carne e industrialização de frigoríficos na Mercoagro 202019/Jun/202019/06/20há 5 anos Sexta-feira, 19 de Junho de 202019/06/2020Com atuação no Brasil e exterior nos setores de frigoríficos, abatedouros, açougues e supermercados, a Mill Indústrias de Serras apresentará seus produtos e soluções na Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro), programada para novembro deste ano, em Chapecó. Entre os principais itens que......
Sistema Faesc/Senar-SC é parceiro da Epagri no Encontro de Famílias - Dia de Campo09/Mar/202209/03/22há 3 anos Quarta-feira, 09 de Março de 202209/03/2022O Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), foi parceiro do Encontro de Famílias – Dia de Campo, promovido na última......