Postado em 02 de Setembro de 2020 às 16h05

Dedicação integral à saúde

Um novo modelo de atendimento à saúde, já disponível na Unimed Chapecó, é o que há de mais atualizado no que diz respeito à qualidade como peça chave no cuidado ao paciente. O Atendimento Personalizado à Saúde (APS) busca a construção de um sistema abrangente e com o foco na qualidade da assistência ao beneficiário. O modelo propõe que a base seja o cuidado primário direcionado à atenção à saúde dos pacientes como um todo e não somente às doenças.
O modelo atual de saúde, geralmente, é focado no médico especialista, que não possibilita a coordenação do cuidado. Já o modelo APS tem como foco a prevenção, pois propõe que a base seja a atenção primária à saúde da população e não aos cuidados dos doentes. Um dos fatores que levam à adesão à Atenção Primária é o crescimento dos custos dos sistemas de saúde no País, onde o investimento acaba não se revertendo em qualidade e expectativa de vida nos indivíduos.
“O APS traz de volta o chamado médico da família, tão comum no passado, para o diagnóstico e acompanhamento dos pacientes. A principal mudança é que o paciente terá um médico para chamar de seu, o que resultará na melhoria do cuidado. Antes de procurar um especialista ou o pronto atendimento, ele procurará o médico de confiança”, explica o médico da família e coordenador do serviço na Unimed Chapecó, Dr. Juliano Brustolin.
Estudos estimam que um médico de Atenção Primária tenha condições de tratar adequadamente cerca de 85% das queixas mais frequentes nos consultórios médicos. Nos casos restantes, o médico encaminha para o especialista mais adequado para resolver aquele problema específico, evitando, assim, que o paciente consulte vários especialistas que não são os indicados para o caso.
SOLUÇÕES EFICAZES
O APS soluciona a grande parte dos problemas de saúde, tornando-se mais eficiente. “Com a evolução do sistema, o paciente se surpreenderá, pois a intenção é que o médico chame antes mesmo de surgir algum sintoma ou doença. O novo modelo usa muito a tecnologia como aliada, com prontuário eletrônico, tudo mais acessível e disponível”, pondera Dr. Brustolin.
 O objetivo, segundo ele, é que cada profissional especializado em Atenção Primária à Saúde busque melhorar a qualidade assistencial, utilizando de forma mais racional os recursos financeiros e obtenha maior satisfação dos beneficiários e dos demais médicos cooperados.
O INÍCIO
O Sistema Unimed deu início ao projeto quando inaugurou, em Guarulhos, na Grande São Paulo, uma clínica que tem o médico da família como base do atendimento. A ideia é seguir os critérios criados pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI), que prevê melhoria da saúde, aumento da satisfação do paciente durante o tratamento e a redução dos custos da medicina. A unidade é a primeira do setor privado nesses moldes. Na prática, o paciente não precisa ficar doente para consultar, mas deve consultar para prevenir doenças. Para isso, médico e paciente estabelecem metas e estratégias que serão revistas na medida em que for necessário. E o acompanhamento é realizado em consultório ou por meio de sistemas tecnológicos.
Texto: Andressa Oliveira Recchia/Unimed Chapecó

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