Decreto municipal incentiva empresas locais a participarem de licitações
Determinação favorece microempresas, produtores rurais, empreendedores e sociedades cooperativas
Promover o desenvolvimento econômico e social no âmbito local e regional, ampliar a eficiência das políticas públicas e incentivar a inovação tecnológica. Esses são os objetivos do Decreto nº 39.347/2020, que regulamenta o tratamento diferenciado e simplificado para microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP), agricultores familiares, produtores rurais pessoa física, microempreendedores individuais (MEIs) e sociedades cooperativas nas contratações públicas de bens, serviços e obras no âmbito da administração pública municipal.
O propósito da Prefeitura de Chapecó reflete o trabalho realizado desde 2017, no eixo de compras governamentais do Programa Cidade Empreendedora, executado localmente pelo Sebrae/SC. Pela iniciativa foram realizadas consultorias para elaboração do plano anual de compras, para adequação dos processos licitatórios na legislação (compras regionais e de pequenos negócios) e para o fomento da agricultura familiar. Também ocorreram capacitações de aprimoramento dos compradores e foram transmitidas orientações de incentivo para que os empresários locais participem dos certames.
Segundo o diretor de Gestão de Compras da Secretaria de Coordenação de Governo e Gestão, Riquelmo Bedin Filho, o poder público sempre teve interesse em incentivar as empresas locais a participarem dos processos licitatórios. “Essa vontade de dispor de um tratamento diferenciado sempre existiu, mas precisávamos de um decreto regulamentador e de uma segurança jurídica. A temática foi discutida, principalmente nos últimos dois anos e amadurecida neste ano em função da situação econômica nacional”, relembra.
A maior novidade estabelecida pelo Decreto nº 39.347/2020, segundo Riquelmo, é a possibilidade do município realizar licitação exclusiva para os MEIs, ME e EPP sediadas em Chapecó ou localizadas regionalmente. “Praticávamos várias medidas estabelecidas pela Lei Complementar 123/06, que estabelece normais gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte, porém a modernidade desse instrumento é a utilização de licitação exclusiva”, enfatiza. Para definição de limites geográficos ou da região metropolitana será considerada a microrregião da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) ou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O favorecimento da participação de empresas locais e regionais nas licitações resulta no fortalecimento da economia do município. Riquelmo explica também que ao proporcionar uma concorrência na mesma modalidade jurídica a disputa torna-se mais isonômica e paritária. “O decreto vislumbra esse olhar diferenciado para desenvolvimento socioeconômico de maneira local e regional”.
O diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando De Gasperin, enaltece que todas as atividades econômicas locais poderão se beneficiar pelo efeito do Decreto. “O primeiro passo para implementação é instituir um cadastro próprio para identificar as microempresas e empresas de pequeno porte na área de abrangência e suas linhas de fornecimento. Essas informações possibilitarão a notificação das licitações e facilitarão a formação de parcerias e subcontratações”, comenta.
As empresas interessadas deverão enviar a documentação necessária, publicada no site oficial do município (www.chapeco.sc.gov.br – menu ‘compras’, link ‘cadastro de fornecedores’), para o e-mail: cadastro@chapeco.sc.gov.br. A comprovação de regularidade fiscal somente será exigida para efeito de contratação, e não como condição para participação na licitação. Mais informações na Sala do Empreendedor de Chapecó, situada no térreo do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, ou pelo telefone (49) 3319-1028.
Veja também
Sebrae/SC alerta a população sobre golpes virtuais aplicados sobre MEIs07/Mai/202407/05/24há 1 ano e 7 meses Terça-feira, 07 de Maio de 202407/05/2024A entidade destaca que não são feitas cobranças de taxas para abertura de registro de MEI, apenas as taxas DAS mensais, geradas por meio do site do Governo Federal...
Atenção produtores rurais: último dia para a entrega da declaração do ITR/202129/Set/202129/09/21há 4 anos Quarta-feira, 29 de Setembro de 202129/09/2021A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) chama a atenção dos produtores rurais para o prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural 2021......
Aurora Alimentos lança campanha e megapromoção nacional: "Churrasco, bora? Bora de Aurora"03/Fev/202103/02/21há 4 anos Quarta-feira, 03 de Fevereiro de 202103/02/2021A Aurora Alimentos, referência em linguiças em todo o Brasil, está lançando a campanha “Churrasco, bora? Bora de Aurora”, que ressalta a preferência do consumidor por suas linguiças frescais, muito......