Postado em 05 de Março de 2021 às 16h15

Curso Técnico em Fruticultura recebe mais de 130 inscrições em São Joaquim

Número de interessados seria suficiente para fechar quatro turmas no município. Qualificação do Senar/SC é inédita no Estado 

O primeiro curso Técnico em Fruticultura no Estado, ofertadoem São Joaquimpelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), recebeu número recorde de inscrições. Foram 134 interessados na formação, quantidade suficiente para fechar cinco turmas no município.
De acordo com a coordenadora do curso do Senar/SC, Katia Zanela, 30 alunos formarão a primeira turma no Estado. Os demais serão encaixados na sequência do curso na serra. A capacitação tem duração de dois anos e meio, com 1.350 horas, 70% delas on-line e 30% presenciais.
“O aluno aprende a executar, planejar e controlar todo o processo produtivo de plantas frutíferas. O curso é ofertado em parceria com o Sindicato Rural de São Joaquim, município destaque em fruticultura no Estado e no País, o que responde pela grande quantidade de inscrições”, sublinha Kátia.
O presidente do Sindicato Rural de São Joaquim e vice-presidente de finanças da FAESC, Marcos Antônio Pagani de Souza, destaca que a qualificação é fundamental para a região que tem 80% da economia voltada à fruticultura. “São Joaquim é o maior produtor de maçã do Brasil e a cadeia frutífera é a base econômica de toda a região serrana. Por isso, o curso é essencial para aprimorar o conhecimento dos produtores e formar técnicos para atuarem aqui. Ficamos muito felizes com a quantidade de inscrições e, com certeza, formaremos novas turmas no município”, ressalta.
Segundo o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, além da execução das atividades específicas da cadeia,o curso qualifica produtores rurais para atuarem na administração das propriedades. “É um curso técnico diferenciado, voltado ao empreendedorismo, além de uma oportunidade para o produtor rural buscar formação e melhorar produtividade e renda”, ressalta.
O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que a formação profissional rural fortalece os produtores e aumenta a competitividade no campo. “Essa capacitação fará a diferença na vida das famílias que vivem da fruticultura na serra e contribuirá para a transformação das propriedades e do setor no Estado”, grifa.

Veja também

Empresários rurais participam de capacitação sobre controle financeiro30/04/19 Após realização das oficinas “Sei controlar meu dinheiro - no campo” em Palmitos e São Carlos, a solução foi oferecida também aos empresários rurais de Pinhalzinho e Saudades. A capacitação visou transmitir informações e ferramentas para o aprimoramento da gestão financeira dos negócios rurais. Durante......

Voltar para (Blog)