Postado em 24 de Agosto de 2023 às 14h55

Curso da CDL Chapecó apresenta técnicas aprimoradas para falar em público com segurança

Atividades práticas fizeram parte dos três dias de curso.

Taís Cristina Roncato, de Serra Alta, Oeste catarinense, esteve entre os participantes do Curso de Dicção, Oratória e Desinibição, promovido, nesta semana, pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL). “Fazia tempo que procurava uma capacitação nesse segmento e quando soube decidi me inscrever. O principal motivo é porque sou uma pessoa tímida quando preciso falar em público”, frisou.
A jovem, de 21 anos, que é estudante de Agronomia na Unoesc de Maravilha e trabalha como caixa bancária na unidade da Cresol de Modelo, ressaltou que a qualificação foi importante para facilitar a apresentação dos trabalhos de aula e para auxiliar no desempenho de entrevistas em rádios quando surge a oportunidade de falar pela empresa.
O treinamento foi ministrado pelo jornalista, comunicador, tecnólogo em marketing e master em oratória, Augusto Giovani. Com experiência em Rádio como redator/noticiarista, repórter e locutor, o palestranteé cerimonialista e professor de Oratória há 25 anos.Atualmente,é comunicador da Nova FM de Pinhalzinho.
De acordo com Giovani, o curso consistiu em três eixos: palavra tom de voz e fisiologia. “As pessoas acham que o mais importante na oratória é a palavra, mas como a ideia já vem pronta, ela é um artifício utilizado para mandar a mensagem e vale 7%. A forma como mando a mensagem, que envolve a dicção e o tom de voz, representa 38%. A fisiologia – linguagem do corpo – significa 55%. É por isso que as pessoas sofrem em frente ao público e as técnicas aprimoradas ajudam o aluno a desenvolver esse campo”, explicou o palestrante.
Durante os três dias de treinamento foram trabalhados conteúdos como controle do nervosismo inicial; conexão e empatia com o público; uso prático do microfone e tribuna; melhoria da postura e expressão; ajuste de respiração e dicção; desenvolvimento de marketing pessoal; preparação de discursos e TCCs e domínio de formalidades e improvisação.
Informações e inscrições pelo telefone (49) 3319-4317 ou (49) 9 9925-5819 (WhatsApp) e pelo e-mail cursos@chapeco.cdl-sc.org.br.

  Curso contou com várias dinâmicas

Curso consistiu em três eixos - palavra tom de voz e fisiologia.
Capacitação trabalhou melhoria da postura e expressão, ajuste de respiração e dicção, entre outros aspectos.

Veja também

Maravilha realiza em setembro Feira do Artesanato, Agricultura Familiar, Agroecologia e Ornamentais09/09/21 Valorizar a produção local, incentivar os pequenos negócios, fomentar a economia e divulgar o potencial dos empreendedores do município de Maravilha, no extremo oeste catarinense. Com esses objetivos será realizada no dia 25 de setembro (sábado), das 14h às 20 horas, a Feira do Artesanato, Agricultura Familiar, Agroecologia e Ornamentais, no Espaço......

Voltar para (Blog)