Postado em 21 de Junho de 2021 às 17h03

Itapiranga busca fortalecer o ambiente de negócios com o Cidade Empreendedora

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
O prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, destaca a importância da renovação da parceria com o Sebrae/SC
 
O município de Itapiranga, no extremo oeste catarinense, lançou o ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa aproxima a gestão pública dos pequenos negócios locais ao criar um ambiente propício para estimular a economia e o progresso do município. Para isso, promove ações estratégicas para o desenvolvimento da cidade, na busca de gerar emprego, renda e oportunidades de negócios. O programa será executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
De acordo com o prefeito, Alexandre Ribas, com a parceria, o município espera resultados visíveis na ponta, ou seja, de que sejam beneficiados diretamente os empresários do comércio, da indústria e do turismo, para melhorar os resultados desses setores, além de contribuir para que os demais segmentos possam crescer com as atividades propostas de fortalecimento do ambiente de negócios. “O turismo, por exemplo, tem uma grande curva de potencial, porém, é necessário identificar o perfil do turista, ter atrativos para ancorar a atividade econômica e retê-los por mais tempo”, reforçou.
“Temos muitas iniciativas positivas acontecendo e com boas perspectivas para o desenvolvimento local. Esperamos que, no segundo semestre deste ano, tenhamos boas notícias sobre o crescimento das empresas da região. Achamos importante não parar os trabalhos voltados ao desenvolvimento local e desejamos aprimorá-los, por isso, trabalharemos fortemente a questão do turismo para profissionalizar os empreendedores que atuam no setor, além de elaborar uma perspectiva de curto, médio e longo prazo”, ressaltou o prefeito.
O gestor municipal também relatou que, em um ano e meio, Itapiranga teve o incremento de aproximadamente 950 novos moradores que vierem em busca de trabalho. Isso representa aproximadamente 10% da população adulta. “Precisamos pensar urgentemente estratégias para a demanda habitacional, educacional, de saúde e de estrutura urbana. Itapiranga também necessita de plano diretor e de saneamento, além de elaborar uma rede de proteção social e estabelecer contrapartidas das indústrias que desejam investir no município”, ressaltou Ribas. A população atual de Itapiranga é de mais de 17 mil habitantes. Diariamente circulam pelo município duas mil pessoas e mais de mil trabalhadores se deslocam de outras cidades para atuar em Itapiranga.
O lançamento foi prestigiado por representantes do Sebrae/SC: Luc Pinheiro (diretor técnico), Paulo Rocha (gerente de desenvolvimento regional), Filipe Gallotti (gerente de internacionalização), Udo Martin Trennepohl (gerente regional do oeste e extremo oeste), Aldomar Moscon (consultor articulador do programa na região). Também participaram secretários municipais, servidores públicos e lideranças empresariais.
Cidade Empreendedora
O novo ciclo 2021/2022 foi inspirado em cidades humanas, inteligentes e sustentáveis. Segundo a gestora regional do Programa, Carine Ribeiro, em Itapiranga serão realizados dois eixos principais: liderança e Sala do Empreendedor. Como estratégias verticais o município selecionou a atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico (PEDEM) – Itapiranga 2030 e consultorias de gestão para empresas do turismo.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  

Veja também

Voltar para (Blog)