Postado em 18 de Fevereiro de 2021 às 14h46

Cuidar da saúde é sinônimo de qualidade de vida

Unimed Chapecó realiza projeto de promoção de saúde, prevenção de doenças e orientações com colaboradores da Cooperalfa 

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Manter em equilíbrio saúde mental, física e emocional é um desafio diário que requer persistência e mudanças de hábitos. Em tempos de pandemia, se observa que intensificou o estresse e a ansiedade e, consequentemente, a necessidade de gerir as emoções e administrar os afazeres diários. Também se percebe a dificuldade/medo na busca por serviços de saúde para a manutenção dos exames de rotina durante a pandemia.
Para auxiliar os beneficiários neste processo de melhoria da qualidade de vida a Medicina Preventiva – Espaço Viver Bem da Unimed Chapecó iniciou, na última semana, um projeto com os colaboradores da Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa).
As atividades contam com a parceria Unimed/Cooperalfa que tem como objetivo a prevenção e promoção à saúde do colaborador levando em consideração Janeiro Branco – mês alusivo à saúde mental – e Janeiro Verde – mês da conscientização feminina sobre a prevenção ao câncer de colo de útero.
Durante o evento os colaboradores participaram da técnica de relaxamento conduzida por dois psicólogos da Unimed e o público feminino teve a oportunidade de realizar a coleta do exame Citopatológico, para rastreio do câncer do colo de útero, realizado por duas enfermeiras da Cooperativa Médica. O  método de rastreio (exame preventivo do colo do útero – Papanicolau) é o mais utilizado mundialmente e é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer diagnóstico precoce da doença, possibilitando, assim, a cura na quase totalidade dos casos. O câncer de colo de útero é a quarta causa de morte em mulheres por câncer no Brasil, por isso intensifica-se a importância da realização periódica desse exame e da ação proposta. As mulheres que apresentarem resultados alterados também receberão orientações e encaminhamento para tratamento adequado.
A auxiliar de cozinha há 20 anos, Marildes Almeida da Silva, gostou da proposta. “Sempre faço o exame na unidade de saúde, mas com essa parceria não precisei me deslocar e pude fazê-lo no meu intervalo”, explicou ao acrescentar a importância de realizar o preventivo anualmente e de orientar outras mulheres próximas sobre a necessidade de se cuidar.
As oficinas de relaxamento tiveram em média 20 minutos de duração. No primeiro dia, foram conduzidas pelas psicólogas Adriana May Rossi e Carla Zeni Bau, com o objetivo de proporcionar relaxamento muscular, de forma gradual, melhor conhecimento do corpo e desenvolvimento do autocontrole emocional.
Essas atividades coletivas foram realizadas seguindo as recomendações de enfrentamento do novo coronavírus, com distanciamento, utilização de máscara e álcool em gel. Para participar os colaboradores realizaram inscrição no setor de Medicina Ocupacional da Alfa.
O auxiliar administrativo, Wellinton Zille – que atua há um ano no setor de cereais –, achou bem-vinda a iniciativa, principalmente pela carga estressante causada pela pandemia. “Precisamos tirar um tempo ao longo do dia para aplicar a técnica de relaxamento e renovar nossas energias”, comentou.
O coordenador do setor de Segurança e Saúde do Trabalho da Cooperalfa, Nei João Parabocz, enfatizou que a iniciativa vem de encontro ao que é desenvolvido no dia a dia para prevenção de doenças. “Podemos dizer que a sociedade vive em constante turbulência e as pessoas estão cada vez mais ansiosas e estressadas. Aliado a esse contexto há a insegurança de perder um familiar para a covid-19. Estamos tensos, temos excesso de trabalho e de atividades e precisamos aprender a priorizar o que é vital”, relatou.
ORIGEM DO PROJETO
De acordo com a coordenadora da Medicina Preventiva do Espaço Viver Bem da Unimed Chapecó, Juliana Rodrigues da Cunha Cezar, esse projeto é alusivo aos movimentos Janeiro Branco (saúde mental) e Janeiro Verde (prevenção do câncer do colo de útero). “Nossa intenção é realizar outras ações semelhantes ao longo do ano conforme a necessidade de cada empresa, a exemplo da obesidade ou câncer de mama. Queremos estar cada vez mais próximos de nossos clientes”, enalteceu.
 
 
 
 
 

Veja também

Voltar para (Blog)