Os corações aceleraram antes mesmo da largada. Em Chapecó, o circuito de Corridas do Bem do Serviço Social da Indústria (SESI) da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), ocorreu nesse domingo (1º), com a largada na Praça Coronel Bertaso. Mais de mil participantes escolheram entre os circuitos de 10 km e de 5km, além da caminhada e maratoninha para crianças de 5 a 13 anos.
O gerente do SENAI, SESI e IEL na Regional Oeste, Jardel Carminatti, salientou que retorno da iniciativa para o município após a pandemia é um importante marco. "Esse circuito é um dos maiores do estado e tem dois grandes objetivos. O primeiro é estimular a prática de atividades físicas e promover hábitos saudáveis, tanto por meio da corrida quanto da caminhada. O segundo é apoiar instituições, já que parte do recurso arrecadado com as inscrições foi destinado a duas entidades de Chapecó, este ano: a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA Oeste), e a Associação de Voluntários do Hospital Regional (AVHRO)." Cada entidade recebeu R$ 8 mil.
Carminatti reforçou a atuação do SESI e da FIESC na atenção com a indústria e com o trabalhador. “Esse evento é uma oportunidade de mostrar à sociedade o nosso compromisso com a saúde e a segurança dos colaboradores da indústria. Estimular a prática de atividades físicas, promover a alimentação saudável e incentivar hábitos que melhorem a qualidade de vida são aspectos que agregam não apenas à saúde das pessoas, mas também à sua produtividade, ânimo e energia no dia a dia”, destacou o gerente ao expor que o espaço foi preparado com massoterapia, mesa de frutas, aferição de pressão e glicose, entre outras atividades.
De acordo com a supervisora de saúde do SESI, Talita Fanin, as expectativas do evento foram superadas. “A corrida tem uma sensibilidade especial, reunindo pessoas com diversas motivações. Temos aqueles que estão aqui para melhorar seu tempo, outros que estão começando a praticar uma atividade física, e também aqueles que vão, pela primeira vez, desafiar-se em um novo percurso”, enfatizou. Além disso, acrescentou a alegria em ver que participantes de etapas anteriores continuam envolvidos e convidaram novas pessoas.
Neste ano, o SESI ampliou o atendimento com o novo espaço que oferece academia, pilates, vacinação, entre outros serviços com valores especiais aos trabalhadores da indústria. “A corrida, em particular, vem coroar todo esse escopo de saúde que promovemos. Ela é uma atividade especial, carregada de um sentimento que ultrapassa os limites pessoais, onde as pessoas realmente se desafiam. Para nós, é muito bom poder retornar com essa iniciativa e ver os participantes aqui. É a alegria do dever cumprido, é realmente satisfatório.”
LINHA DE CHEGADA
O cuidador de idosos, Jurandir de Jesus, tem 45 anos e foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, com essa vitória, ele alcançou a marca de 260 primeiras colocações em corridas. "Eu sou um ex-dependente químico e saí dos vícios há 18 anos, me tornando um dos maiores atletas do Brasil. A corrida é uma das coisas mais importantes da minha vida. Desde que me mudei para Chapecó há pouco mais de um ano, minha rotina de treino só melhorou, e mesmo na minha idade, continuo firme no meu planejamento diário", afirmou.
Para Jurandir, o impacto social do evento pode ser é de extrema relevância. “O SESI trouxe esse circuito de volta, e é incrível ver como eles cuidam da saúde dos trabalhadores. Quero dar os parabéns. Há pessoas que podem superar a obesidade, sair da depressão, dos vícios, deixar o sofá de casa e buscar uma saúde de qualidade”, finalizou o participante.
Veja também
Fort Atacadista promove esquenta para a Festa Nacional do Pinhão09/Jun/202209/06/22há 2 anos Quinta-feira, 09 de Junho de 202209/06/2022Evento contará com atrações musicais, mateada e espaço kids, além de proporcionar aos visitantes experiências gastronômicas...
Mídias sociais como aliadas nas vendas é tema de oficina gratuita em Chapecó13/Jul/202213/07/22há 2 anos Quarta-feira, 13 de Julho de 202213/07/2022 Estar cada vez mais próximo de seus consumidores é um desafio diário das empresas. Para isso, é preciso investir em comunicação estratégica para atingir......
Como compensar tributos na crise é tema de curso promovido pelo Sindicont15/Mai/202015/05/20há 4 anos Sexta-feira, 15 de Maio de 202015/05/2020 Analisar a composição dos pedidos de ressarcimento, restituição e reembolso, bem como apresentar a forma de compensação dos tributos com ênfase no programa PER/Dcomp Web. Esse é o objetivo do......