Sala do Empreendedor de Xanxerê contribui para o fortalecimento da economia
A Sala do Empreendedor de Xanxerê, no oeste catarinense, tem reforçado sua atuação estratégica em ser um elo entre a Administração Municipal e o setor empresarial, de fomentar o empreendedorismo e de aprimorar a gestão dos pequenos negócios locais. Balanço das atividades realizadas no período de novembro de 2020 a novembro de 2021 comprovam essa relevância. A prestação de serviço gratuita é viabilizada por meio do Programa Cidade Empreendedora executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.
Conforme levantamento da Sala do Empreendedor, nos últimos 12 meses, foram feitos 10.718 atendimentos de maneira on-line e presencial para microempreendedores individuais (MEIs), formalizados 672 novos negócios e baixadas 120 empresas. Para o aprimoramento dos pequenos negócios locais foram disponibilizadas aproximadamente 70 horas de oficinas e consultorias nas áreas de finanças, planejamento, legislação, marketing, recursos humanos, vendas e qualidade.
Atualmente estão formalizados no município mais de 4.399 MEIs e o número total de empresas é de 7.636. De acordo com a atendente da Sala do Empreendedor, Vanessa Nataly Maliska Lovatel, o serviço prestado contribui para o fortalecimento da economia local. “Por meio das parcerias conseguimos executar várias ações em prol dos munícipes, tais como o Feirão do Emprego, campanha do comércio Milhão de Ofertas, capacitações gratuitas e consultorias individuais”, observa.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Adenilso Biasus, a prestação de serviço está alinhada com a estratégia principal da gestão municipal porque com a geração de emprego e renda é possível promover a cidadania e o desenvolvimento local. “Fomentamos o empreendedorismo e a criação de novas oportunidades para os moradores. Xanxerê já é uma cidade empreendedora e estamos aperfeiçoando esse processo”, reforça.
Serviços prestados
A Sala do Empreendedor está localizada no térreo do prédio da Administração Municipal. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 13 horas. Entre os serviços disponibilizados estão: atualização de informações; orientações para abertura, alteração ou fechamento de empresa; formalização de MEIs; emissão de certidões e guias diversas; suporte para o preenchimento da Declaração Anual do MEI; auxílio para emissão de notas fiscais; apoio, divulgação e incentivo para participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais; assessoria na parte burocrática e documental para processos licitatórios e oferta de cursos, capacitações e consultorias.
Entrega de resultados para patrocinadores e apoiadores do ACIC+Gestão11/Jun/202511/06/25há 7 meses Quarta-feira, 11 de Junho de 202511/06/2025ACIC+Gestão 2025 teve ampla cobertura na imprensa, com mais de 1 milhão de visualizações nas plataformas digitais. (Foto: Débora Favretto/MB Comumicação)...
Sindicont promove curso sobre legislação societária e tributária em sociedades27/Mar/202327/03/23há 2 anos Segunda-feira, 27 de Março de 202327/03/2023Capacitação, que ocorre nesta terça-feira (28), é direcionada a contadores, administradores, advogados, estudantes e outros profissionais que atuam na atividade imobiliária e construção civil...
Rota das ovelhas: novo atrativo turístico de Lajeado Grande30/Ago/202230/08/22há 3 anos Terça-feira, 30 de Agosto de 202230/08/2022A “Rota das ovelhas e sabores de Lajeado Grande”, no oeste catarinense, recebe os ajustes finais para receber os turistas da região nos próximos meses. O lançamento está previsto para setembro, com......