Postado em 28 de Junho de 2021 às 15h44

Cordilheira Alta busca formar alunos com mentes inovadoras

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
Transformar a realidade da educação por meio de mentes inovadoras dentro da sala de aula. Com esse objetivo o município de Cordilheira Alta, no oeste catarinense, iniciou neste mês o alinhamento das ações da educação empreendedora. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que será executado até dezembro de 2022 pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
Cordilheira Alta tem à disposição um conjunto de oficinas, cursos e jogos digitais tanto para os alunos quanto para os professores do ensino fundamental. “Tudo foi pensando com o viés tecnológico, aprimorando as metodologias com esse olhar digital em função da pandemia. A linguagem é adaptada ao público-alvo, ou seja, aprendem jogando sobre as noções de empreendedorismo”, explicou a gestora local do Programa Cidade Empreendedora, Carolini Demeterko.
Os diversos conteúdos geram reflexão de vida e da carreira, que são transformados em competências empreendedoras. “A partir das ações de educação empreendedora queremos formar alunos que serão agentes de mudanças, que atuarão de maneira consciente e responsável na sociedade”, antecipou a secretária de Educação, Ana Eliza Tauchert.
A consultora de apoio técnico Ida Luciana Martins Noriler explicou durante reunião on-line sobre cada solução disponível e de que maneira podem ser aplicadas no município. Para o ensino fundamental I (1º ao 5º ano): Trilha de Comportamentos Empreendedores, Game Cidade de Brinquedos, Oficina Empreendendo no Mundo da Imaginação. Para o ensino fundamental II (6º ao 9º ano): Cidade Colaborativa, Oficina Superando Barreiras com Criatividade, Curso Meu Dinheiro e Meu Negócio. Também estão previstas formações dos professores para as soluções escolhidas pelo município.
Cordilheira Alta também optou por três oficinas que podem ser realizadas na modalidade presencial ou on-line, com a participação de 15 a 30 estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, com carga horária de quatro horas e aplicação por consultor do Sebrae/SC.
São elas: Laboratório de Ideias (apresenta as ferramentas necessárias para os alunos inovarem e buscarem soluções para velhos problemas); a Oficina Empreendedorismo Digital e Profissões do Futuro (aborda as possibilidades de atuação tanto pessoal quanto profissional no contexto da atual sociedade digital e ajuda a identificar novas profissões que surgem para atender às demandas de empregabilidade); e Oficina Comunicação e Marketing (estimula a criatividade dos participantes na construção do seu plano de marketing pessoal).
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  
 

Veja também

Agricultores de Irineópolis recebem documentação para regularizar imóveis rurais23/11/21   O Governo do Estado segue investindo na regularização fundiária em Santa Catarina. Nesta segunda-feira,22, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural entregou a documentação necessária para legalizar as propriedades de mais de 1,8 mil famílias rurais de Irineópolis, na região Norte. Foram destinados......
Contadores conhecem detalhes do Pronampe25/05/22 Em reunião da diretoria do Sindicont Chapecó, superintendente executivo de varejo da Caixa Econômica Federal apresentou novidades do programa...

Voltar para (Blog)