Postado em 16 de Julho às 10h30

Cooperativismo e jornalismo

VANIR ZANATTA
Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC)

Vanir Zanatta - Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC).

Cooperativismo e jornalismo. Duas forças sociais que moldam sociedades mais justas, transparentes e democráticas. Ambas vocações que se cruzam no compromisso com o bem comum e na defesa intransigente da ética.
O cooperativismo nasceu da necessidade de união. Deu voz aos pequenos, organizou a produção e criou oportunidades. Hoje, conecta mais de 1,2 bilhão de pessoas no mundo. Em Santa Catarina, mais de 4,7 milhões de catarinenses são associados a cooperativas. Elas geram desenvolvimento nos ramos agropecuário, crédito, saúde, infraestrutura e transporte.
O jornalismo nasceu do direito à informação. Tornou-se o guardião das liberdades, fiscalizador dos poderes e pilar da cidadania. Em Santa Catarina, a imprensa barriga-verde é referência nacional. Com profissionalismo, entrega de informação, contexto e análise em um mundo cada vez mais complexo.
Ambos compartilham princípios: transparência, participação, justiça e igualdade. Os dois enfrentam desafios. A transformação digital revolucionou a forma de comunicar, gerir e servir. Mas o propósito permanece: fortalecer comunidades e proteger a democracia.
A história mostra que o cooperativismo catarinense e a imprensa sempre caminharam juntos. Nos primeiros movimentos cooperativistas, jornais regionais e rádios foram aliados estratégicos. Levaram informação, educaram comunidades e despertaram consciências. Essa parceria foi decisiva para consolidar uma cultura de cooperação e cidadania.
Esse laço se tornou ainda mais forte em 2021 com uma iniciativa inédita. OCESC e Associação Catarinense de Imprensa, que uniram-se para criar o Prêmio ACI OCESC de Jornalismo. Lançado como parte dos 50 anos da OCESC, o prêmio reconhece o trabalho de jornalistas catarinenses que, com rigor e sensibilidade, retratam a realidade e inspiram mudanças.
São sete categorias premiadas: texto, vídeo, áudio, fotojornalismo, jornalismo visual, cooperativismo e jornalismo universitário. Há também uma homenagem especial sem premiação em dinheiro. Mais que um concurso, é um tributo à importância do jornalismo profissional em tempos de fake news e desinformação.
A parceria entre OCESC e ACI simboliza o encontro de duas instituições comprometidas com a liberdade, a justiça e a democracia. Juntas, reafirmam o papel essencial da comunicação transparente e responsável para o fortalecimento das instituições.
Santa Catarina mostra, mais uma vez, sua capacidade de inovar e liderar. O cooperativismo continua a inspirar. O jornalismo segue a iluminar. E ambos, lado a lado, constroem pontes para uma sociedade mais consciente, participativa e livre.
As informações sobre o prêmio estão no site www.casadojornalista.org.

Veja também

Confira os cursos gratuitos para o meio rural no planalto serrano31/08/21 Todos os meses o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC), oferece diversas oportunidades de qualificações gratuitas para quem atua no meio rural em Santa Catarina. Em setembro quem mora no planalto serrano conta com aproximadamente 40......

Voltar para (Blog)