Postado em 15 de Abril de 2020 às 14h31

Consumo consciente: pequenos negócios precisam de apoio para enfrentar a crise

Credioeste incentiva o comércio local e orienta sobre como explorar as ferramentas digitais para aumentar as vendas

O distanciamento social, o cuidado com a higiene e a alimentação são fundamentais para combater o novo Coronavírus. Devido às medidas de prevenção estabelecidas pelo Governo do Estado, os estabelecimentos comerciais adotaram as orientações de isolamento para combater a disseminação do vírus, o que dificultou as vendas dos pequenos negócios. Para auxiliar essas empresas, a Credioeste apoia o consumo consciente.
De acordo com o presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero, os negócios locais são o combustível de toda a economia. “Estimular o desenvolvimento do comércio do seu bairro e do município é primordial, pois os pequenos negócios contribuem com a geração de empregos e com a distribuição de renda, promovendo também o desenvolvimento social. Esse período exige união e apoio dos consumidores para adquirirem mais serviços e produtos de pequenas empresas”, destaca.
Inovação é outro fator para impulsionar as vendas. Para modernizar o atendimento, as mídias sociais são fortes aliadas. A gerente executiva da Credioeste, Marcia Biffi, destaca que metodologias digitais são importantes processos de adaptação antes mesmo das empresas sofrerem os impactos da pandemia. Especialistas relatam que o modelo tradicional de venda – esperar o contato e a visita de clientes - está predestinado a terminar.
“Os consumidores buscam informações de funções e preços de produtos em diversos meios de comunicação. A Credioeste tem adotado essas práticas também, pois manter-se ativo nas redes sociais é crucial para melhorar a visibilidade no mercado. Utilizar novas estratégias e tecnologias é indispensável para aumentar as aquisições neste período”, destaca Marcia.
FACEBOOK
Para obter bons resultados no Facebook, que registra mais de dois bilhões de usuários, os empreendedores devem ficar atentos ao objetivo e conteúdo do post, atender as necessidades do público-alvo, conversar com os seguidores, apresentar características exclusivas, analisar a imagem da empresa e seguir profissionais que são referência no segmento. Também é preciso conhecer a diversidade de ferramentas do aplicativo.
·         Imagem: apresenta maior engajamento se diagramada com 20% ou menos de texto;
·         Vídeo: deve ser roteirizado, apresentar informações e efeitos dinâmicos;
·         Pergunta: indispensável para gerar comentários e considerar a opinião do público;
·         Link: contribui para despertar curiosidade dos internautas;
·         Citação: gera compartilhamentos;
·         Pesquisa com interação: permite que as pessoas optem por um produto.
 
INSTAGRAM
O Instagram tem funções parecidas com o Facebook. O diferencial é que nesse aplicativo é possível configurar para conta comercial e tornar o perfil profissional. Nesse caso, o usuário tem acesso a informações sobre o público, (gênero e faixa etária), municípios com maior alcance de seguidores, número de pessoas que começaram a seguir, alcance dos posts e os melhores dias e horários de publicação.
A orientação para utilizar essa rede social é publicar fotos e vídeos de qualidade com áudios sem ruídos e bom enquadramento; analisar os melhores dias e horários para publicação; planejar e agendar os posts; postar stories; interagir com o público; patrocinar o conteúdo para ter maior alcance; utilizar hashtags de acordo com o segmento do negócio e ficar atento às publicações e novidades da concorrência.
Os stories têm ferramentas divertidas e que podem contribuir para aumentar a interação e o engajamento:
·         Efeitos: brinca com cores quentes e frias, como filtros vintages, esmaecidos e tons azuis;
·         Ao vivo: a live é uma importante ferramenta para conversar com o seu público. Pode ser roteirizado um assunto por semana ou a cada 14 dias. O App notifica os seguidores quando a transmissão inicia;
·         Cenas: permite produção de vídeos com cortes, além de efeitos de time-lapse;
·         Layout: viabiliza a montagem de diversas fotos;
·         Enquetes: o usuário pode escolher uma das opções, revelando seu gosto e produtos favoritos;
·         Gifs: são figurinhas animadas que ajudam na criação de posts dinâmicos e atrativos. Você pode encontrar o ideal buscando por palavras chaves conforme o conteúdo da publicação;
·         Perguntas: permite aos usuários esclarecer dúvidas sobre a empresa ou sugerir novos produtos, serviços e conteúdos;
·         Teste: é possível criar perguntas incentivando os usuários a escolher uma opção de respostas, sendo que em seguida é possível visualizar a alternativa correta;
·         Contagem regressiva: o ícone pode ser inserido para a contagem regressiva de eventos, lançamento de produtos ou lives.
 
WHATSAPP BUSINESS
O Whatsapp Business é utilizado cerca de 3h15 semanalmente por usuário e visualizado aproximadamente de 70 a 150 vezes ao dia no Brasil. Esse aplicativo tem funções simples e eficientes:
·         O tempo de resposta deve ser de 5 a no máximo 60 minutos;
·         Os áudios devem ter pouca duração;
·         As mensagens precisam iniciar com o nome da pessoa;
·         O corretor ortográfico é indispensável para evitar erros;
·         O uso das listas de transmissões facilita a comunicação, mas devem ser bem elaboradas para não dar a impressão de que o conteúdo é enviado por robôs e não gerar constrangimentos ou até ser bloqueado pelo usuário. 
 

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