Postado em 23 de Maio de 2022 às 15h18

Consultorias gratuitas fortalecem pequenos negócios de Lindóia do Sul

Serviço é disponibilizado pela Sala do Empreendedor

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
A Sala do Empreendedor de Lindóia do Sul disponibiliza consultorias individuais e gratuitas nas áreas de finanças, planejamento, legislação, marketing, recursos humanos, vendas e qualidade. Os objetivos são   auxiliar os pequenos negócios a se desenvolver, contribuir para o aprimoramento da gestão empresarial e ampliar a competitividade das empresas locais. Essa prestação de serviço é viabilizada por meio do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
Os interessados devem entrar em contato com a Sala do Empreendedor para informar sua demanda e agendar horário de atendimento. O expediente é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Mais informações pelo telefone (49) 3446-1177 ou pelo e-mail saladoempreendedor@lindoiadosul.sc.gov.br.
Os sócios-proprietários da Deon Móveis e Eletro, Arleon Deon e Jéssica Bózio, recebem o acompanhamento de uma consultora credenciada ao Sebrae/SC desde o fim do ano passado para aprimorarem a gestão empresarial. “Essa vivência tem contribuído com nosso negócio. Mudamos o sistema financeiro, adequamos os processos de cobrança, investimos em anúncios no rádio e realizamos reuniões frequentes com os funcionários. Gostamos dessa proposta que auxiliou para resolvermos algumas dores da empresa. Como principais resultados observamos mais organização nos processos internos”, avalia Deon.
Para o empreendedor Edson Somariva as consultorias gratuitas deram suporte para otimizar as vendas de sua empresa já consolidada e também direcionar seu planejamento para uma nova atividade econômica. Ele relata que pela Artesãos Somariva, ativa há dois anos, buscou auxílio para impulsionar as vendas, para realizar levantamento do custo de produção e adequar o preço de venda. “Sabemos que o momento econômico ainda é delicado e que as pessoas priorizam apenas o necessário. Mas, conhecimento nessa área nunca é demais. A consultora mostrou ferramentas que não conhecíamos e que agregará na elaboração de ações de marketing e de posicionamento da marca nas redes sociais”, comenta.
Somariva explica que na elaboração de sua nova atividade econômica surgiram muitas dúvidas. “Isso é normal para quem está começando em outra área, por isso buscamos apoio na Administração Municipal para esclarecer as medidas que precisam ser tomadas para a elaboração do nosso produto – um medicamento de saúde animal. Assim, tivemos acesso as consultorias gratuitas, que tiveram grande importância, principalmente porque não tínhamos um norte para seguir. A partir disso, realizamos reuniões de planejamento e para a busca de laboratórios parceiros”, destaca.
O sócio-proprietário da Demartini Alimentos, Joel Demartini, buscou suporte nas consultorias para confirmar se está no caminho correto e também para minimizar possíveis falhas nos serviços prestados em sua fábrica. “A primeira conversa fechou meu pensamento com o do consultor credenciado ao Sebrae/SC, principalmente em relação ao rumo que pretendo dar na empresa. Acredito que com esse diálogo abriu uma janela para um futuro próximo. Espero que o processo de exportação realmente me ajude nisso. Agora sei que quando a empresa tiver condições para exportar posso buscar o Sebrae para dar esse suporte”, observa.
Oficinas criativas
A artesã Neiva Bonisio Pereira Chaves participou das oficinas criativas de artesanato, que qualificou 22 artesãos locais e desenvolveu uma coleção de souvenirs com os elementos que refletem os aspectos identitários de Lindóia do Sul. “Nós gostamos e foi um tempo muito bom com ensinamentos de técnicas diferentes. Fizemos produtos como almofadas, cortinas, aventais, toalhas e lembrancinhas do Filó. Temos vários itens produzidos e prontos para comercialização. Até o momento vendemos pouco, mas o mais importante é o que aprendemos fazer”, avalia.
Neiva faz artesanato há muitos anos e já participou de vários treinamentos. Seu tempo e seu talento remetem ao amor pela arte que beneficia familiares, amigas e vizinhas. Segundo ela, todas as capacitações disponibilizadas no município são bem-vindas. “Gostamos de coisas diferentes e sempre estamos dispostas a aprender”, finaliza.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  

Veja também

Voltar para (Blog)