Postado em 24 de Julho de 2020 às 16h56

Consultorias fortalecem produção de proteína animal e inserção no mercado internacional

Os programas do Sebrae/SC voltados à melhoria de processos - disponibilização de produtos e serviços para potencializar resultados e expandir negócios - têm fortalecido a cadeia da proteína animal na região. Conforme levantamento de 2019, o oeste é responsável por 75% da produção de leite do Estado, por 80% de aves e por 78% da carne suína.
Todo esse potencial produtivo tem sido aprimorado ao longo dos anos a partir de vários programas, parcerias, consultorias tecnológicas, ações com as cooperativas, incentivos das Prefeituras e dedicação dos empresários rurais, que contribuem para o acesso a novos mercados como o internacional.
Na bovinocultura leiteira a ênfase é a implantação de boas práticas de produção com melhoria na gestão, nos índices reprodutivos, alimentares, de sanidade e genética. Os empresários rurais acessam, através da consultoria tecnológica, a melhoria dos processos de produção, uso e implantação de controles, planejamento das etapas produtivas com aplicação de técnicas que geram a elevação do grau de competividade do seu negócio.
Tecnologias desenvolvidas e aplicadas aos planteis leiteiros focam em processos de melhoria genética e alimentar, implantação de métodos de ambiência, controle de temperatura e aprimoramento de indicadores na produção de sólidos, visando a conversão nas plataformas industriais. Os programas também executam outras práticas desenvolvidas em países como Estados Unidos, Israel e Nova Zelândia que são adequadas à realidade regional.
Outra iniciativa é o “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos: suínos, aves e leite” que desenvolve empresas rurais para ampliar negócios e melhor a competitividade, habilitando-as nas exigências dos mercados.
 

Veja também

Vídeo: Enori Barbieri fala sobre escassez do milho16/09/21 Confira o vídeo do vice-presidente Enori Barbieri e saiba mais: https://youtu.be/_kmQ3Umn_Fo. A escassez aguda de milho no mercado doméstico brasileiro não vai se resolver tão cedo. A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisaram para baixo as estimativas da safra de grãos 2020/2021. A......

Voltar para (Blog)