Postado em 05 de Julho de 2021 às 16h53

Conselho de Núcleos avalia ações e alinha novas atividades para 2021

O Conselho de Núcleos da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu reunião on-line para discutir projetos e planejamento para o segundo semestre deste ano. O encontro reuniu os coordenadores de núcleos, o presidente Nelson Eiji Akimoto, a consultora regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Lenir Peres Pavan e a diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Cleunice Zanella.
A ACIC possui 13 núcleos empresariais, 343 integrantes e 300 empresas nucleadas. Em 2020 e neste ano, mesmo com a pandemia e a impossibilidade de fazer eventos presenciais, foram promovidas diversas reuniões, capacitações e outras atividades. Cleunice frisou que isso é resultado do planejamento estratégico elaborado para este ano, que teve como objetivos dar visibilidade aos núcleos, buscar conhecimento e ampliar o mercado com novos clientes. “Cada núcleo pensou em ações estratégicas, tendo como eixos de atuação a gestão empresarial, o acesso ao mercado, a produtividade e a sustentabilidade”.
Cleunice fez um relato das ações realizadas em 2020. Entre os destaques, estão a captação de recursos no Programa de Aceleração de Núcleos (PAN) – promovido pela Facisc em parceria com o Sebrae – pelo Núcleo de Automecânicas e pelo Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação, que tiveram projetos aprovados, e a Semana dos Núcleos Empresariais, na qual os grupos da ACIC foram destaque com o maior número de ações no Estado. “Mesmo em um ano cheio de desafios devido à pandemia, tivemos novos nucleados e a criação de um novo grupo, o Núcleo das Escolas Particulares, além da realização de diversas capacitações e ações integradas para a volta ao trabalho presencial dos setores que tinham parado”, expôs a diretora.
Neste ano, os núcleos continuaram ativos, com ações de integração, qualificações e atividades que beneficiaram a comunidade. Entre elas, campanha de doação de sangue, campanha de doação de leite para a Associação dos Voluntários do Hospital Regional do Oeste (AVHRO), incentivo para as empresas participarem do Prêmio Catarinense da Excelência e lançamento do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade. Para o segundo semestre, também estão previstas várias atividades, como capacitações, evento 20 Minutos, participação na Semana dos Núcleos Empresariais, Inspeção Veicular Gratuita (IVG), eleição de novos coordenadores e planejamento para 2022.
Akimoto reforçou que os núcleos proporcionam um grande movimento para a ACIC. “Ao participar dos grupos, as empresas e os profissionais se envolvem mais. Isso oportuniza aprendizado e crescimento”, sublinhou.
Lenir ressaltou que em Chapecó há grande engajamento. “Temos novamente núcleos inscritos no PAN, o de Automecânicas e o de Assessorias e Consultorias. A participação e a presença constante dos nucleados nas reuniões e nas atividades, sempre com sugestões e novas ideias, traz os resultados, possibilitando mais conhecimento, networking e desenvolvimento para as empresas”.
Os núcleos reúnem empresas que atuam em conjunto na solução de problemas comuns. Isso oportuniza que atinjam com mais rapidez suas metas de aperfeiçoamento técnico e gerencial. Os Núcleos são os seguintes: Academias, Assessorias e Consultorias, Automecânicas, Centros de Formação de Condutores, Comércio Exterior e Logística Internacional, Escolas Particulares, Gestão pela Excelência, Gestores de Pessoas, Indústrias Gráficas, Jovens Empresários, Multissetorial (segmento de prestação de serviços), Sustentabilidade e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Os empreendedores que desejam fazer parte desse movimento podem entrar em contato com o Setor de Núcleos da ACIC, pelos telefones (49) 3321-2800 e (49) 9 8418-1811 ou pelo e-mail nucleos@acichapeco.com.br.

Veja também

Comitê coordenará o combate ao cancro europeu nos pomares de SC15/07/19 A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) aprovou e elogiou a decisão do Secretário Ricardo de Gouvêa, da Agricultura, em criar o Comitê Estadual de Sanidade das Pomáceas (CESP) e estabelecer uma nova frente de combate ao cancro europeu. A medida estava sendo solicitada pela FAESC depois que essa doença se tornou uma das......

Voltar para (Blog)