Conexões que transformam: Chapecó e Medellín inspiram iniciativas de inovação social e cidades inclusivas
Segundo dia da Semana da Inovação traz painel internacional com Oscar Santiago Uribe Rocha
SebraeSC, Prefeitura de Chapecó e palestrante que é destaque internacional, Oscar Santiago Uribe Rocha, de Medellín. (Foto: Bruna Tomaz/MB Comunicação)
O segundo dia da Semana Municipal de Inovação e Empreendedorismo de Chapecó (SC) foi marcado por uma valiosa troca de experiências internacionais no painel “Chapecó e Medellín: inovação social para cidades inteligentes e inclusivas”. O destaque foi a participação de Oscar Santiago Uribe Rocha, ex-diretor de Resiliência da cidade colombiana, que compartilhou o processo de transformação de Medellín, de um dos lugares mais perigosos do mundo nos anos 1980 a referência global em urbanismo social e inovação.
A presença do Sebrae/SC como correalizador do evento reforça não apenas seu compromisso com o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável, mas principalmente sua atuação estratégica no fortalecimento dos ecossistemas de inovação. Em Chapecó, vem sendo consolidada há anos por meio de uma forte articulação com os diversos atores do território, empresas, organizações civis, universidades e o poder público. Essa engrenagem coletiva é o que impulsiona iniciativas transformadoras e constrói um ambiente cada vez mais fértil para a inovação.
A gerente regional do Sebrae/SC no Oeste, Marieli Aline Musskopf, destacou a relevância das discussões trazidas pelo palestrante e reforçou o papel do Sebrae/SC na mobilização de um ecossistema colaborativo, momento inspirador e necessário para todos que acreditam no poder da inovação como agente de transformação social. “Aqui em Chapecó, o Sebrae/SC já realiza esse trabalho há muito tempo. Nossa atuação nos ecossistemas de inovação busca justamente promover a conexão entre os mais diversos atores, como empresas, organizações da sociedade civil e o poder público. Toda essa engrenagem movimenta o nosso ecossistema, gera novas iniciativas e melhora o ambiente para que a inovação floresça. Esse é um processo contínuo, que demanda articulação, escuta e colaboração. Acreditamos na transformação do conhecimento em impacto real, com todos caminhando juntos”.
Durante o painel, Oscar destacou que a virada histórica de Medellín não se deu apenas pelo combate à violência, mas pela aposta em um modelo de desenvolvimento centrado nas periferias e nos grupos mais vulneráveis, o chamado urbanismo social. “Quando investimos nas regiões que mais precisam, toda a cidade cresce. Essa é uma estratégia inteligente de inclusão e crescimento coletivo”, afirmou.
A fala do especialista colombiano também reforçou o papel essencial das parcerias entre universidades, empresas, governos e sociedade civil, como no modelo da "Quadruple Helix", implementado em Medellín. Essa sinergia é o que possibilita pensar estratégias de longo prazo e construir cidades verdadeiramente inteligentes e humanas. O objetivo é criar um ambiente propício para a inovação, onde o conhecimento é compartilhado, as necessidades sociais são atendidas e o desenvolvimento econômico e social é promovido de forma sustentável.
Em Chapecó, essa lógica já é uma realidade em expansão. A cidade consolida o ecossistema de inovação com o apoio do Sebrae/SC, que atua como articulador de políticas, projetos e conexões capazes de transformar ideias em soluções concretas. “Esse ecossistema é vivo. Quanto mais conectado, mais potente ele se torna. E é por meio dessas conexões que promovemos não só inovação, mas desenvolvimento econômico e qualidade de vida para a população”, complementa Marieli.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Márcio da Paixão, também destacou a importância da cooperação institucional, “a presença do Sebrae/SC como correalizador fortalece o impacto do evento e demonstra que Chapecó está atenta às grandes discussões globais, sem perder de vista nossa realidade local. Precisamos de inovação com propósito, que melhore a vida das pessoas e transforme os territórios”.
A Semana da Inovação segue como um espaço de reflexão e construção coletiva, onde experiências como a de Medellín inspiram novas soluções para os desafios contemporâneos. Em Chapecó, esse movimento já está em curso e tem no Sebrae/SC um parceiro estratégico de longa data na missão de tornar a cidade referência em inovação inclusiva, sustentável e colaborativa.
SOBRE O SEBRAE O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoia milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
Oscar Santiago Uribe Rocha, reforçou a importância da cooperação entre diversos setores para cidades mais inteligentes e humanas. (Foto: Bruna Tomaz/MB Comunicação)
Auditório lotado durante a apresentação sobre estratégias de desenvolvimento inclusivo e inovação social. (Foto: Bruna Tomaz/MB Comunicação)
Oscar Santiago Uribe Rocha apresenta a transformação de Medellín no painel da Semana da Inovação, destacando o papel do urbanismo social na inclusão e no desenvolvimento sustentável. (Foto: Bruna Tomaz/MB Comunicação)
Público atento acompanha a fala de Oscar Santiago Uribe Rocha sobre o impacto das políticas públicas voltadas às periferias na revitalização de Medellín. (Foto: Bruna Tomaz/MB Comunicação)
Mídias sociais como aliadas nas vendas é tema de oficina gratuita em Chapecó13/Jul/202213/07/22há 3 anos Quarta-feira, 13 de Julho de 202213/07/2022 Estar cada vez mais próximo de seus consumidores é um desafio diário das empresas. Para isso, é preciso investir em comunicação estratégica para atingir......